ENTRE A REFLEXÃO E A REALIDADE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA I
Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever nossas vivências no decorrer do processo de Estágio Supervisionado I: Língua Portuguesa e Literatura, cursado na Universidade Estadual do Tocantins, Campus de Araguatins. Com isso, buscamos construir considerações referentes à prática docente a partir de nossas observações e regência na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual de tempo integral do município de Araguatins. Trabalhamos de modo a apresentar-lhes, a partir das aulas, outra forma de compreender a língua e o ensino de forma contextualizada, não a restringindo às regras gramaticais, e propusemos, ainda, um projeto sobre a Literatura de Cordel, tomando como base a criatividade e imaginação dos alunos em seus próprios cordéis. Além disso, procuramos destacar a relevância do Estágio Supervisionado para a formação do professor. Recorremos, para isso, aos dizeres de Antunes (2003) e Dorneles (2014), além de outras importantes leituras.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Ensino de língua portuguesa. Formação docente.
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PDFReferências
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CRUZ, J. S.; SANTOS, C. A.; SANTOS, S. Ensino de Língua Portuguesa
Contextualizado: GRAMÁTICA, LITERATURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. 11Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, [S. l.], v. 11, n. 11, 2018. Disponível em:
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ISSN 2526-4281