A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA: UMA AUTOETNOGRAFIA DE ETERNOS (RE)COMEÇOS

Josiane Prescendo TONIN

Resumo


O presente trabalho traz um relato autoetnográfico de duas situações vivenciadas em escolas públicas. A primeira, num Centro de Ensino Fundamental (CEF), na periferia do Distrito Federal, tendo como pano de fundo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A outra, num Centro Interescolar de Línguas (CIL), na região central de Brasília, no contexto de um curso de idiomas. O objetivo deste relato é discutir a importância de pensar em uma formação docente que trate a teoria e prática como indissociáveis. Além disso, lançar um olhar para a sala de aula de línguas como um espaço com potencialidades para abarcar a diversidade e as múltiplas identidades lá presentes. É preciso, como docentes, que pensemos em um ensino que seja construído levando em conta as complexidades e multiplicidades presentes na escola ou/e da vida social dos estudantes. Discuto ainda o entendimento de que aprender outras línguas, inclusive o inglês, representa a possibilidade de novos espaços discursivos, novas maneiras de enxergar o mundo, partindo de nossas vivências e compreendendo o ensino de língua não como um privilégio para poucos, mas um direito de todos. Finalizo, refletindo sobre a importância de vivências que (re)significam constantemente meu entendimento sobre a vida, sobre o que é ser professora de língua e, também, acerca do meu dever na constituição de um ensino voltado à diversidade e, que seja, realmente democrático.

Palavras-chave: Formação Docente. Autoetnografia. Ensino de Línguas. Decolonialidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALLEN-COLLINSON, J. Autoethnography as the Engagement of Self/Other, Self/Culture, Self/Politics, and Selves/Futures. In: JONES, S. H.; ADAMS, T.; ELLIS, C. (org.). Handbook of Autoethnography. New York: Routledge, 2016. p. 324-346.

BORELLI, J. D. V. P. O Estágio e o Desafio Decolonial: (des)construindo Sentidos Sobre a Formação de Professores/as de Inglês. Goiânia: Goiás. Tese de Doutorado em Letras

e Linguística. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás. 2018. Disponível em:

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8185. Acesso em: 2/4/2022.

BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R. R. Towards a decolonial language teacher education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, p. 301-324.

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v20n2/1984-6398-rbla-20-02-301.pdf. Acesso em: 30/7/2021.

BOSI, E. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 13. ed. São Paulo: Companhia das Letras. (1978[2006]).

CARBONIERI, D. Descolonizando o ensino de literaturas de língua inglesa. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico:

outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes, 2016. p. 121-142.

CASTRO-GÓMEZ, S. Decolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial:reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 79-92.

DISTRITO FEDERAL. CODEPLAN (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) (2019a). Pesquisa Distrital por Amostra de Domicilio (PDAD) Paranoá 2018. Brasília: Governo do Distrito Federal, SEFP, CODEPLAN. Disponível em: https://www.codeplan.df.gov.br/wpcontent/uploads/2020/06/Parano%C3%A1.pdf. Acesso em: 2/4/2022,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281