LETRAMENTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Nilma Lima COSTA

Resumo


Este presente trabalho possui o objetivo de analisar qualitativamente produções textuais elaboradas no âmbito do gênero textual Artigo de Opinião, feitas por estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), localizada na Região Administrativa de Ceilândia, a fim de investigar o processo do letramento como prática social no contexto escolar, sob a perspectiva da Linguística Textual. Os pressupostos teóricos estão fundamentados na Teoria Social do Letramento, como parte dos Novos Estudos do Letramento (NEL), propostos por Street (2014), Gee (s/d), Barton (2007) e Barton & Hamilton (2000) e a Linguística Textual, baseada em Fávero (1998), Koch (1997, 2006, 2010), Marcuschi (2008), Beaugrande & Dressler (2005) e Adam (2008, 2017). A metodologia adotada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, dialético, interpretativista e com observação participante. O estudo foi realizado em CeilândiaDF. A relevância deste trabalho está na compreensão do uso da linguística textual na produção textual, como um caminho para o letramento como prática social.

Palavras-chave: Letramentos. Prática Social. Linguística Textual.


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Referências


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