O PAPEL DOS LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORAS DA LedoC

Vângela do Carmo Oliveira VASCONCELOS, Maria Marlene Rodrigues da SILVA

Resumo


A Licenciatura em Educação do Campo do Campo (LEdoC) é um curso por onde circulam letramentos múltiplos que constituem a formação inicial e continuada de educadoras/es do campo. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição desses letramentos para o desenvolvimento acadêmico de educadoras camponesas na Universidade de Brasília, Campus de Planaltina-DF. As ações pedagógicas da LEdoC se constituem em eventos de letramento (STREET, 1984, 2012; KLEIMAN, 1995, 2008, SOUSA, 2016; LILLIS, 2003), tais como o Projeto de extensão “Esperançar”, um projeto que alcançou jovens e adultos da comunidade Kalunga de Cavalcante- GO e transformou a vida de sujeitos do campo. Além disso, trazemos as representações de uma egressa da LEdoC acerca de sua trajetória acadêmica por meio de uma entrevista, a qual revelou os letramentos múltiplos de sua formação. As análises demonstram a importância dos letramentos múltiplos na formação crítica de educadores/as do campo que são protagonistas em suas comunidades.

Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Letramentos múltiplos. Formação acadêmica.


Texto completo:

PDF

Referências


BAGNO, M. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola, 2017.

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Civilização Brasileira, 1975.

BORTONI-RICARDO, S. M. Variação linguística e atividades de letramento em sala de aula. In: KLEIMAN, B. A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva

sobre a prática social da escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2002.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2005.

BORTONI-RICARDO, S. M. Pesquisa qualitativa e a prática do professor. In: Projeto de formação continuada para educadores do ensino médio, área de língua portuguesa e literatura – (Estado do Ceará). Brasília: CEAD, 2006.

BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem.13. ed. Trad. M. Lahud; Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2012.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1953].RICKSON, F. Qualitative Methods in Research in Teaching and Learning, v. 2. New York: Macmillan Publishing Company, 1990.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London and New York: Routledge, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281