EDUCAÇÃO ESTÉTICA: A PEDAGOGIA DO SENSÍVEL PROMOVENDO A APRENDIZAGEM

Marta Pacheco Ramos, Severina Alves de Almeida, Jeane Alves de Almeida, Denyse Mota da Silva

Resumo


Parte integrante de uma pesquisa em andamento, este ensaio discute, mediante um estudo interdisciplinar, a Educação Estética, a Pedagogia do Sensível e a Aprendizagem de crianças da primeira fase do Ensino Fundamental. Os objetivos são contribuir para a construção de práticas investigativas que apresentem a Educação Estética como um dos eixos estruturadores do currículo do Ensino Fundamental; identificar estratégias para efetivas práticas pedagógicas, visando a apreender e aprender em todas as suas dimensões, notadamente no tocante à emoção, ao sensível e à afetividade. A pesquisa está se efetivando numa Escola de Tempo Integral situada em Palmas, Tocantins. Esperamos que ao final
possamos contribuir com a escola pesquisada, ao mesmo tempo em que tenhamos possibilidade de apontar novos horizontes em relação a uma Educação Estética e uma Pedagogia do Sensível promotoras de uma aprendizagem rumo a uma cidadania planetária.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281