OS ENTRAVES SOCIAIS E JURÍDICOS DA ADOÇÃO NO BRASIL
Resumo
A adoção como a prática tradicional remonta a séculos atrás, e existem inúmeras evidências da presença deste ato entre os babilônios, a sociedade hinduísta e a Roma antiga. A principal característica da prática de troca de crianças consistia em assegurar a continuidade de qualquer família a qualquer custo. Por outro lado, a adoção teve várias alterações que a tornaram mais aberta e digna de tradições da sociedade. Por exemplo, no Brasil, a adoção é regulamentada pelo ECA, que visa proteger bem-estar por crianças e oferecer um lar protetor, apoiando seu desenvolvimento emocional, físico e mental. No entanto, o mecanismo de adoção não é tão fácil, pois há muitas barreiras legais e sociais. No Brasil, a legislação adotiva é extremamente restrita: há obstáculos relativos à diferença de idade entre adotante e adotado e aos graus de parentesco. Além de aspectos legais, sociais, como a preferência por adoção de crianças as mais novas possíveis e com a maior semelhança física possível, interferem nas preferências da população em relação à adoção. O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar previamente os obstáculos jurídicos e sociais brasileiros para a adoção e os problemas que produzem. Em uma revisão bibliográfica, é possível conhecer quais os efeitos que existe a interação entre a justiça e a sociedade e sócio jurídico de funcionamento da legislação brasileira sobre adoção.
Palavras-chave: Adoção. Entraves sociais e Jurídicos. Brasil.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Carlos Alex; DA SILVA, LONDERO, Leandro. Perfil e produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq atuantes na educação matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 24, n. 3, p. 393-429, 2022.)
ANGHER, Anne Joyce (Org.). VadeMecum acadêmico de direito Rideel. 15.ed. atual. e ampl. São Paulo: Editora Rideel, 2017. xi, 2056 p. ISBN 978-85-339-4189-2.
ARAÚJO, Nikaella Correa de. Adoção de crianças brasileiras: adoção internacional, convenção de haia e tráfico internacional de crianças. 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 51ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
BRASIL, Código Civil (2002). 10 de janeiro de 2002, disponível em http://
//www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10406compilada.htm.
BRASIL, Senado. História da adoção no mundo [periódico internet]. Disponível em:
.
BRASIL. Estratégia de adoção. Disponível em:
.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281