EXPLORANDO AS FRONTEIRAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Clareana Maria Guimarães FRANCO

Resumo


A inteligência artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais importante em nossa sociedade contemporânea, permeando uma ampla gama de setores e impulsionando inovações significativas. Este artigo mediante a metodologia de revisão bibliográfica exploratória buscou examinar as fronteiras da IA, suas aplicações, fundamentos, desafios e oportunidades. No campo da saúde, a IA estar transformando diagnósticos médicos e descoberta de medicamentos, proporcionando diagnósticos mais precisos e acelerando o desenvolvimento de novos tratamentos. Na indústria, a IA impulsiona a automação de processos e o controle de qualidade, melhorando a eficiência operacional e reduzindo custos. No setor financeiro, a IA é usada para análise de mercado e detecção de fraudes, proporcionando insights valiosos e protegendo contra atividades fraudulentas. Na educação, a IA oferece tutoria personalizada e análise de desempenho dos alunos, adaptando o ensino às necessidades individuais e melhorando os resultados acadêmicos. No transporte, a IA estar impulsionando o desenvolvimento de veículos autônomos e logística inteligente, melhorando a segurança nas estradas e otimizando rotas de transporte. Apesar dos desafios, identificamos oportunidades de inovação e avanço na IA, como o aprendizado profundo e a convergência de disciplinas.Ao enfrentarmos esses desafios e aproveitarmos essas oportunidades, podemos moldar um futuro em que a IA seja uma força positiva e capacitadora, impulsionando a inovação, o progresso e o bem-estar da humanidade.

Palavras-chave: Inteligência Artificial. Aplicações. Desafios. Oportunidades.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Allyson Oliveira de. Utilização de redes neurais de memória de longo e curto prazo (LSTM) para previsão da arrecadação mensal de receita orçamentária em Cajazeiras, estado da Paraíba. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso.

BARROS, José Augusto de Souza Novaes. Paradigmas da inteligência artificial e seus efeitos transformadores na sociedade. 2024.

CARDOSO, Fabio. Nothing, Forever: a práxis enunciativa e a produção de sentido na geração autônoma do audiovisual por inteligência artificial. 2024.

DA SILVA, Leildes Dias et al. Especialização produtiva e competitividade tecnológica das exportações piauienses no período 2009-2017. INFORME ECONÔMICO (UFPI), v. 41, n. 2, 2020.

DE ALMEIDA, Antonio Luiz. EDUCA AÇÃO COM CIÊNCIA: POR UMA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LETRAMENTO CIENTÍFICO. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 3, n. 7, p. 1-27, 2022.

FERNANDES, Geovanna Costa Santos. Uma análise bibliométrica da pesquisa da inteligência artificial no mercado financeiro. 2023.

FIGUEREDO, Henrique Carvalho et al. A filosofia da história em Arthur C. Clarke: uma relação singular com o tempo histórico no âmago da era espacial (1951-1962). 2023.

FRANCO, Joana Bortolini. Tomasello em busca da singularidade humana: uma crítica naturalista inspirada pela filosofia de Wittgenstein. 2023. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

GOUVEIA, Luis Borges. O recurso à inteligência artificial generativa como apoio a uma estratégia de comunicação e promoção da literacia em saúde. II Jornadas de Enfermagem médico-cirúrgicas, 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281