TECNOLOGIAS NA AGRICULTURA 4.0

Fernanda Borges de França ARAUJO, Odilon Rodrigues de ARAUJO JUNIOR, Gustavo de Godoi SANTANA

Resumo


Sabe-se que existe uma ampla dificuldade tanto no conhecimento quanto na utilização da tecnologia nas propriedades rurais, pois trata-se de um processo que não ocorre instantaneamente, sendo uma tarefa complexa e de longo prazo. Mesmo que as pesquisas e estudos possibilitem que os produtores optem por decisões que disponibilizam melhores chances de maximizar seus resultados, diminuindo assim os riscos, ressalta-se ainda que existem significativas taxas de desperdícios e problemas que acometem a produtividade e a saúde da terra, levando em consideração que as pesquisas e estudos não apontam as necessidades ou a real situação das culturas. Assim, o problema de pesquisa foi, quais as ferramentas de agricultura 4.0 que os produtores podem usar no cenário moderno? Pensando nisso, esta pesquisa se justifica em compreender melhor sobre as novas tecnologias disponíveis e seus benefícios, auxiliando não só com conteúdo acadêmico, mas socialmente os profissionais da área e os produtores rurais no Brasil. Esta pesquisa possui como proposta de objetivo geral o de analisar sobre a tecnologia na agricultura, com focona agricultura 4.0. Para a elaboração dessa pesquisa, a proposta metodológica aplicada para materialização do referido estudo foi utilizada pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva com base em livros, revistas e artigos científicos para formulação de referências e informações atinentes ao tema. Nesse intuito busca-seestudar a essência do respectivo trabalho com ênfase na agricultura 4.0. com o estudo realizado se pode compreender melhor sobre os benefícios e desvantagens, além de TECNOLOGIAS NA AGRICULTURA 4.0. Fernanda Borges de França ARAUJO; Odilon Rodrigues de ARAUJOJUNIOR; Gustavo deGodoi SANTANA. JNT FacitBusiness and Technology Journal. QUALIS B1. ISSN: 2526-4281 - FLUXO CONTÍNUO. 2024 – MÊS DE AGOSTO- Ed. 53. VOL. 01. Págs. 74-96. http://revistas.faculdadefacit.edu.br. E-mail: jnt@faculdadefacit.edu.br. observar sobre o leque de opções existentes para usar dentro da agricultura, a tecnologia vem sempre se renovando e recriando cada vez, apesar de alguns itens serem de investimento alto, porém o retorno que temos é bem considerável, alertando ainda que é necessário que se tenha maior controle hegemônico dessas tecnologias, visando assim alcançar uma sociedade onde a terra, o trabalho e as técnicas aplicadas nas plantações convivam de forma harmônica.

Palavras-chave: Tecnologias. Agricultura 4.0. Ferramentas. Machine learning.


Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, Miguel. Agroecologia - Bases Cientificas Para Um Agricultura

Sustentável. Editora: Expressão Popular; 1ª edição, 2012.

ALVES, Eliseu. Migração Rural-Urbana, Agricultura Familiar e Novas

Tecnologias. Editora: Embrapa, 2019.

BATINGA, Georgiana Luna et al. Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 2021.

BATISTA, M. L. B. Modernização agrícola nos municípios da região do Matopiba: uma aplicação de análise fatorial e espacial. 2021. 103 p. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021. Disponível em:

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45824/1/Modernizacaoagricola municipios_Ba tista_2021.pdf . Acesso em: 24 mar. 2024.

BELAUD, J. P. PRIOUX, N. VIALLE, C. SABLAYROLLES, C. Big data for agri-food 4.0: Application to sustainability management for by-products supply chain. Computers in Industry. 111, 41-50, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compind.2019.06.006 . Acesso em: 08 mar. 2024.

CARDOSO, Elke Jurandy Bran Nogueira. A sustentabilidade ambiental da agricultura e de florestas tropicais: uma visão científica, ecológica, política e social. Editora: Appris Editora; 1ª edição, 2021.

CARVALHO, José Maurício. O homem e a filosofia: pequenas meditações sobre existência e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS – 2º edição, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281