PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS ISTS ENTRE JOVENS DE 15 A 29 ANOS NA UBS PALMEIRAS DO NORTE, ARAGUAÍNA/TO: DESAFIOS E DETERMINANTES DA VULNERABILIDADE
Resumo
As infecções sexualmente transmissíveis (IST) têm sido um fenômeno global, apresentando-se como um dos mais importantes problemas de saúde pública. Objetivo: Este estudo apresenta como objetivo analisar a prevalência e os fatores associados às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre adultos jovens com idades entre 15 e 29 anos atendidos na UBS Palmeiras do Norte da cidade de Araguaína-TO no ano de 2021. Metodologia: Estudo qualiquantitativo realizadoatravés da análise dos prontuários de pacientes diagnosticados com alguma Infeção PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS ISTS ENTRE JOVENS DE 15 A 29 ANOS NA UBS PALMEIRAS DO NORTE, ARAGUAÍNA/TO: DESAFIOS E DETERMINANTES DA VULNERABILIDADE. Rejanne Lima ARRUDA; Giselly Santos SILVA; Lígia Linhares Moraes CUNHA; Vinícius Alves CARVALHO; Carolina Galgane Lage MIRANDA. JNT Facit Business and Technology Journal. QUALIS B1. ISSN: 2526-4281 - FLUXO CONTÍNUO. 2024 – MÊS DE AGOSTO- Ed. 53. VOL. 01. Págs. 136-151. http://revistas.faculdadefacit.edu.br. E-mail: jnt@faculdadefacit.edu.br. Sexualmente Transmissível (IST’s), cujas variáveis analisadas foram: idade, sexo e estado civil, além de informações obtidas em questionários aplicados por agentes de saúdes, sendo estas: tipo de IST adquirida, quantidade de parceiros, uso de preservativo e motivo do não uso destes. Resultados e Discussões: Foi observado que uma proporção significativa de pacientes do sexo masculino estava infectada com sífilis, HIV e outras ISTs, sendo a sífilis a mais prevalente entre ambos os sexos. A prevalência de ISTs não se correlacionou com o nível de educação, sugerindo outros fatores contribuintes. A orientação heterossexual foi predominante entre osparticipantes, e o estado civil não influenciou significativamente a prevalência de ISTs. Múltiplos parceiros eram mais comuns entre os homens, com casos extraconjugais. O uso inconsistente de preservativos foi prevalente entre os participantes, com razões para a não utilização incluindo aversão aos preservativos, falta de disponibilidade e recusa do parceiro. Conclusão: A partir dos resultados da pesquisa destaca-se a necessidade de intervenções direcionadas para promover práticas sexuais seguras e prevenção de ISTs entre adultos jovens.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Comportamento sexual. Políticas de saúde e educação sexual.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BRASIL. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Juventude Levada em Conta – Demografia. Brasília, 2013. Acessado em 28 de maio de 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico - AIDS e DST. Brasília: MS, Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais. Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade. Brasília: MS, Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Manual Técnico de Elaboração da Cascata de Cuidado Contínuo. Brasília: Ministério da Saúde,
Disponível em: http://www.aids.gov.br/es/node/64313 Acesso em: 2 de janeiro de 2024.
CHAVES, C. P. C.; BEZERRA, E. O.; PEREIRA, M. L. D.; WAGNER, W. Conhecimento e atitudes de adolescentes de uma escola pública sobre a transmissão sexual do HIV. Rev Bras Enferm, v. 67, n. 1, p. 48-53, jan/mar. 2014.
CLEMENS, S. A. C.; FARHAT, C. K. Soroprevalência de anticorpos contra vírus herpes simples 1-2 no Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 4, p. 726–734, ago. 2010.
FAUCI AS, BRAUNWALD E, KASPER DL, HAUSER SL, LONGO DL, et al. Harrison – Medicina Interna. 17ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2008.
FONTES, Miguel Barbosa et al. Saúde Sexual e Reprodutiva dos Jovens Brasileiros. São Paulo: Instituto Social CAIXA SEGUROS, 2015. 40p.
GOLDMAN, Lee; AUSIELLO, Dennis. Cecil. Medicina Interna. 24. ed. Saunders - Elsevier, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281