REINCIDÊNCIA DE APINHAMENTO ANTERIOR PÓS-TRATAMENTO ORTODÔNTICO: REVISÃO DE LITERATURA

Tayra Luana Neto RIBEIRO, Paulo Márcio de Mendonça PINHEIRO

Resumo


O apinhamento anterior é uma condição comum que pode ocorrer após o tratamento ortodôntico, levando à insatisfação do paciente e à necessidade de retratamento. A recorrência do apinhamento pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo alterações nas forças musculares, hábitos orais e a falta de compliance com o uso de contenções. Nesse sentido realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi estudar a incidência de apinhamento anterior pós-tratamento ortodôntico, discutindo suas causas, implicações e estratégias de manejo, a partir de uma revisão da literatura. A revisão abrange estudos que analisam as causas da reincidência, como fatores biológicos, comportamentais e técnicas de retenção utilizadas ao final do tratamento ortodôntico. Dentre os principais fatores discutidos, destacam-se a falta de uso adequado de dispositivos de contenção, o crescimento facial residual, mudanças na oclusão e hábitos parafuncionais, como o bruxismo e recidiva de apinhamento dental anterior póstratamento ortodôntico. Os dados foram coletados nas bases de dados PubMed, Google Scholar, Scopus, Web of Science e SciELO. Constatou-se, com os resultados, a importância de um plano de retenção individualizado e o acompanhamento contínuo dos pacientes após o tratamento. Percebeu-se, também, que a implementação de estratégias de retenção eficazes é crucial para minimizar a reincidência, e que a educação dos pacientes sobre a importância da contenção pode contribuir para resultados duradouros. Conclui-se que a reincidência de apinhamento anterior é um desafio significativo na Ortodontia, e que mais pesquisas são necessárias para desenvolver protocolos de tratamento e retenção que garantam a estabilidade dos resultados a longo prazo.

Palavras-chave: Apinhamento anterior. Ortodontia. Reincidência. Tratamento ortodôntico.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, T. R. Recidiva do Apinhamento Dentário na Região Anterior. Monografia apresentada ao curso de Especialização Lato Sensu da Faculdade Sete Lagoas, núcleo Alfenas, como requisito parcial para conclusão do Curso de Ortodontia. Orientadora:

Profa. Me. Fernanda Rafaelly de Oliveira Pedreira. 2018. Disponível:

https://faisa.edu.br/monografia/files/original/3c7e0834e96772c9e4505c255b1023df. pdf. Acesso em: 16-nov-2024.

ALMEIDA, M. P. P. F.; VERGANI, C. E.; MANSO, A. A. P. (2021). Recidiva em Ortodontia: Importância da Contenção e Duração do Uso. Revista Brasileira de Ortodontia, 28(3), 215-221. Disponível: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo. Acesso em: 11-dez2024.

BATISTA, Kaio Vinicius da Silva., GOMES, Ado da Rocha. Recidiva do apinhamento dentário - uma revisão de literatura. Journal of Multidisciplinary Dentistry. 2022 Jan Apr;12 (1):63-70. Disponível: https://jmdentistry.com › jmd › Acesso em: 11-dez-2024.

BISHARA, Samir E. (1998). Clinical management of impactedmaxillary canines. Seminars in Orthodontics. Elsevier. Disponível:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1073874698800066: Acesso em: 11-dez-2024.

BISHARA, S. E.; RIEDY, M. F.; DOWD, S. K. Stability of anterior teeth after orthodontic treatment. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, v. 105, n. 1, p. 81-87, 1994. Disponível: https://www.ajodo.org. Acesso em: 16-dez-2024.

BISHOP, K., MOFFAT, S. (2009). Influence of oral habits on dental alignment: A review. Dental Press Journal of Orthodontics, 14(4), 118-124. Disponível: https://www.scielo.br. Acesso em: 28-nov-2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281