O ESPECIALISTA EM CIRURGIA BUCO MAXILO FACIAL E SUA FORMAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS COMPETÊNCIAS

Marcos Emílio Honório da Silva, Severina Alves de Almeida, Amina Muhamad Mota MUSTAFÁ

Resumo


Os cursos de especialização em cirurgia buco maxilo facial tem como desafio o desenvolvimento
de um ambiente pedagógico que proporcione a formação de um profissional autônomo
e seguro no atendimento à população. O artigo tem como objetivo analisar as estratégias e
desafios no desenvolvimento de conhecimento e habilidades do Cirurgião Buco Maxilo Facial,
investigando os significados e a apropriação da noção de competência e o papel dos atores
envolvidos na formação desses especialistas. Os procedimentos metodológicos agregaram
revisão na literatura, utilizando como categorias de análise os principais conceitos e práticas
relacionados ao desenvolvimento de competências por meio de uma Pesquisa Qualitativa. Após
a análise foram selecionados artigos através de critérios de inclusão e exclusão, os quais foram
submetidos à análise individual, comparativa, e com critérios de agrupamentos de elementoschave.
Na pesquisa foram encontrados entendimentos sobre competências e as fundamentais
estratégias para desenvolvê-las. Foram indicada as vantagens na utilização de metodologias
ativas no ensino aprendizagem, além da necessidade de fortalecer a atividade de preceptoria.
Os resultados permitiram concluir que é necessário a construção de competências na formação
do especialista, objetivando um profissional com autonomia na tomada de decisões. E para
que isso ocorra, às lacunas na formação em saúde devem ser minimizadas, com uma maior
integração entre as instituições formadoras e os serviços de saúde e a necessidade de fortalecer
a preceptoria.
Palavras-chave: Educação Baseada em Competências. Educação em Saúde. Competência
Profissional. Cirurgia Bucal.


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JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281