GÊNERO TEXTUAL: RESGATE DE LENDAS DO POVO KALUNGA DA VILA MORRO ENCANTADO E CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO AO FINAL DA 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo aborda sobre a temática gênero textual: resgate de lendas do povo Kalunga da Vila
Morro Encantado e contribuições da alfabetização ao final da 1ª fase do ensino fundamental.
Tal proposta é realizada por intermédio da aplicação da metodologia de pesquisa etnográfica de
cunho qualitativo, onde outros métodos são aplicados no intento de identificar e descrever as
lendas de forma a caracterizá-las como um gênero textual, que faz parte do contexto cultural
da comunidade quilombola Kalunga, residente no bairro Vila Morro Encantado, no município
de Cavalcante (GO). Para tanto, o trabalho é o resultado de um estudo com forte embasamento
teórico sobre o tema e de uma pesquisa realizada com professoras, alunos, pais e pessoas idosas
ligadas à Escola Municipal do referido lugar. A partir dos apontamentos obtidos por meio da
participação desses sujeitos, é possível reconhecer a carência que tal instituição de ensino tem
quando o assunto é a metodologia de trabalho com lendas, de forma que os dados ajudam a
perceber a urgência que há dentro das perspectivas da Educação do Campo de que esse gênero
textual, que melhor representam os saberes e a cultura quilombola possam ser alvos do processo
de alfabetização e de toda a 1ª fase do Ensino Fundamental. Uma vez que, esse pensar e prática
contribuem para a formação cidadã dos alunos, e para a mediação do processo de interação
entre os conhecimentos cotidianos e os conhecimentos científicos, o que valoriza e ajuda na
prevalência das memórias e histórias locais.
Palavras-Chave: Gênero Textual. Lendas. Ciclo de Alfabetização. Ensino Fundamental. Cultura.
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JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281