EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONQUISTAS E DESAFIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Adriana Oliveira da Silva Cipriano SANTANA, Ana Cristina de ARAUJO

Resumo


Diante de um cenário de perpetuação de desigualdades étnicas e raciais, esta pesquisa tem por objetivo compreender as principais conquistas e desafios para a implementação da Educação para as relações étnico-raciais nas escolas públicas do Estado de Pernambuco. Amparamo-nos metodologicamente na pesquisa bibliográfica e documental (Gil, 2002), por meio da qual realizamos estudos teóricos em livros, artigos e documentos legais que versam sobre a temática em questão. Os resultados indicam que, embora exista legislação específica e políticas públicas voltadas para a educação étnico-racial, ainda temos um cenário de falta de formação continuada para professores e gestores, a ausência de materiais didáticos adequados, o insuficiente suporte institucional para monitorar as ações implementadas. Conclui-se que para que a educação para as relações étnico-raciais seja efetivamente incorporada nas escolas públicas de Pernambuco, é necessário um esforço conjunto entre gestores, professores e políticas públicas, com a oferta de formações contínuas e materiais didáticos de qualidade.

Palavras-chave: Educação. Gestão Escolar. Relações étnico-raciais. Políticas públicas.


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Referências


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