SAÚDE MENTAL EM IDOSOS PÓS A PANDEMIA: DIAGNÓSTICO E O PAPEL DA ENFERMAGEM NO MANEJO DA DEPRESSÃO
Resumo
A depressão é um distúrbio que prejudica a vida diária o que se intensifica na população idosa, devido a pandemia da Covid-19 observou-se um aumento significativo de depressão nessa população. Assim o presente trabalho tem o objetivo de descrever os índices de depressão na população idosa abordando meios de diagnóstico e o papel da enfermagem. Trata-se em uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa e descritiva, com abordagem qualiquantitativa. Durante a pandemia os fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças mentais incluem a vulnerabilidade social e a exposição a pessoas infectadas ou à própria doença. Além disso, a faixa etária mais avançada se revela uma condição agravante, pois pode predispor o desenvolvimento de doenças crônicas ou degenerativas. A depressão em idosos é uma condição complexa que afeta de maneira significativa a qualidade de vida dessa população, o diagnóstico também possui inúmeros desafios em função da complexidade clínica e à presença de comorbidades que podem mascarar ou exacerbar os sintomas depressivos. Nesse contexto o papel do enfermeiro na assistência prestado ao idoso depressivo, não é somente esclarecer as incertezas quanto ao tratamento medicamentoso, porém é o ato de ouvi-lo, compreendê-lo, realizar orientações de forma clara e sucinta afim de facilitar o seu entendimento. Com isso sugere-se a necessidade de manter a continuidade de pesquisas nesta área, uma vez que tais dados são essenciais para aprimorar as estratégias de atenção à saúde da população idosa.
Palavras-chave: Depressão. Saúde Mental. Pandemia.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, A., et al. Cuidados de Enfermagem à Pessoa Idosas com Depressão em Tempos Pandemia. São Luís. 2022. Disponível em:
https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/52861/1/ALESSANDRA_ALVES.pdf Acesso em: 04 mar.2025.
ANTUNES, L. C., et al. Análise do índice de vulnerabilidade, equilíbrio e depressão em idosos praticantes e não praticantes de atividade física após o período de isolamento social na pandemia da covid-19. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás, 2023.
BARBOSA, M. D., et al. Instrumentos para avaliação de sintomas de depressão em idosos trabalhadores. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023.
BRASIL b. Saúde Mental do Idoso Após a Pandemia: Reconhecimento e Superação. NSAÚDE, 2022. Disponível em: https://nsaude.meunorden.com/saude-mental-do- idoso-apos-a-pandemia-reconhecimento-e-superacao Acesso em: 03 mar.2025.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2012, Brasília.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281