ORTODONTIA LINGUAL - TECNICA HIRO MODIFICADO: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA
Resumo
Ortodontia lingual, que utiliza bráquetes colados na superfície lingual dos dentes, foi desenvolvida nas décadas de 1970 e 1980. Apesar das dificuldades iniciais devido a limitações tecnológicas, a técnica ganhou popularidade nos anos 1990 com inovações como o sistema Conceal® e a colagem indireta Kommonbase. Este estudo visa revisar a literatura sobre ortodontia lingual, apresentando a técnica Hiro Modificado e detalhando as etapas de confecção do set-up, obtenção do arco ideal e a colagem indireta do aparelho, oferecendo conhecimento para profissionais interessados na técnica. A ortodontia lingual é especialmente indicada para pacientes que buscam estética imediata e para aqueles que praticam esportes de contato, evitando o uso de bráquetes vestibulares. No entanto, requer mais conhecimento, habilidades e tempo dos profissionais, além de ter um custo elevado, o que restringe seu acesso. O planejamento ortodôntico adequado, com o uso do set-up laboratorial, é crucial para o sucesso do tratamento, especialmente em casos de apinhamento leve, mordida profunda e dentes com superfícies linguais grandes e uniformes. A técnica é menos indicada para pacientes com superfícies linguais curtas, coroas, restaurações múltiplas ou que necessitam de máxima ancoragem. Conclui-se que, apesar de ser uma prática ainda menos comum, a ortodontia lingual evolui constantemente, com avanços tecnológicos e metodológicos, oferecendo uma alternativa complementar à ortodontia convencional. Quando bem indicada e planejada, proporciona resultados positivos, especialmente em termos estéticos, e pode atender a pacientes que buscam um tratamento menos visível.
Palavras-chave: Aparelhos Ortodônticos Fixos. Odontologia. Ortodontia.
Texto completo:
PDFReferências
ALEXANDER, C. M. et al. Lingual orthodontics. A status report. Journal of clinical orthodontics: JCO, v. 16, n. 4, p. 255-262, 1982.
ALEXANDER, C. M. et al. Lingual orthodontics: a status report. Part 6. Patient and practice management. Journal of clinical orthodontics: JCO, v. 17, n. 4, p. 240-246, 1983.
ANDREWS, L. F. The six keys to normal occlusion. Am J orthod, v. 62, n. 3, p. 296-309, 1972.
BOLOGNESE, A.M. et al. Setup: uma técnica de confecção. Rev Soc Bras Ortodon, Rio de Janeiro, v.2, n.8, p.245-249, 1995.
CURY-SARAMAGO, A. A.; VILELLA, O. V. Analisando o set up. Revista da Sociedade Brasileira de Ortodontia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 107-118, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281