ORTODONTIA LINGUAL - TECNICA HIRO MODIFICADO: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA

Jader Oliva JORGE, Rafaela Regina LIMA, Luiz Fernando ETO

Resumo


Ortodontia lingual, que utiliza bráquetes colados na superfície lingual dos dentes, foi desenvolvida nas décadas de 1970 e 1980. Apesar das dificuldades iniciais devido a limitações tecnológicas, a técnica ganhou popularidade nos anos 1990 com inovações como o sistema Conceal® e a colagem indireta Kommonbase. Este estudo visa revisar a literatura sobre ortodontia lingual, apresentando a técnica Hiro Modificado e detalhando as etapas de confecção do set-up, obtenção do arco ideal e a colagem indireta do aparelho, oferecendo conhecimento para profissionais interessados na técnica. A ortodontia lingual é especialmente indicada para pacientes que buscam estética imediata e para aqueles que praticam esportes de contato, evitando o uso de bráquetes vestibulares. No entanto, requer mais conhecimento, habilidades e tempo dos profissionais, além de ter um custo elevado, o que restringe seu acesso. O planejamento ortodôntico adequado, com o uso do set-up laboratorial, é crucial para o sucesso do tratamento, especialmente em casos de apinhamento leve, mordida profunda e dentes com superfícies linguais grandes e uniformes. A técnica é menos indicada para pacientes com superfícies linguais curtas, coroas, restaurações múltiplas ou que necessitam de máxima ancoragem. Conclui-se que, apesar de ser uma prática ainda menos comum, a ortodontia lingual evolui constantemente, com avanços tecnológicos e metodológicos, oferecendo uma alternativa complementar à ortodontia convencional. Quando bem indicada e planejada, proporciona resultados positivos, especialmente em termos estéticos, e pode atender a pacientes que buscam um tratamento menos visível.

Palavras-chave: Aparelhos Ortodônticos Fixos. Odontologia. Ortodontia.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, C. M. et al. Lingual orthodontics. A status report. Journal of clinical orthodontics: JCO, v. 16, n. 4, p. 255-262, 1982.

ALEXANDER, C. M. et al. Lingual orthodontics: a status report. Part 6. Patient and practice management. Journal of clinical orthodontics: JCO, v. 17, n. 4, p. 240-246, 1983.

ANDREWS, L. F. The six keys to normal occlusion. Am J orthod, v. 62, n. 3, p. 296-309, 1972.

BOLOGNESE, A.M. et al. Setup: uma técnica de confecção. Rev Soc Bras Ortodon, Rio de Janeiro, v.2, n.8, p.245-249, 1995.

CURY-SARAMAGO, A. A.; VILELLA, O. V. Analisando o set up. Revista da Sociedade Brasileira de Ortodontia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 107-118, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281