UM ESTUDO DE CASO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO AMAPÁ

Paulo Edson da Silva Tenório FILHO, Janderson Henrique Mota de SOUSA, Michael Machado de MORAES

Resumo


Este estudo analisou a percepção de professores sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) em uma instituição pública no estado do Amapá, utilizando como base as oito dimensões teóricas propostas por Walton (1973). Sob a hipótese de que as condições de trabalho afetam diretamente o bem-estar docente, foi desenvolvido um questionário estruturado, aplicado digitalmente. Tem-se como objetivo geral deste artigo: Analisar e problematizar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos servidores docentes de uma instituição pública de ensino localizada na cidade de Laranjal do Jari, no estado do Amapá. Os resultados apontaram altos índices de contentamento em dimensões como aprimoramento de habilidades e relevância social, evidenciando aspectos positivos do ambiente de trabalho. Contudo, emergiram insatisfações significativas relacionadas à remuneração e ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A maioria dos respondentes está há menos de um ano na instituição, o que pode influenciar algumas percepções devido à inexperiência. Além disso, greves recentes podem ter sido fator determinante para que todos os docentes pudessem responder ao questionário. A abordagem quantitativa do estudo permitiu não apenas mapear os fatores que impactam positivamente ou negativamente a QVT, mas também propor medidas concretas para o aprimoramento dessas condições. Entre as sugestões destacam-se ações voltadas para a valorização salarial, a promoção de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e a criação de um ambiente mais inclusivo e colaborativo.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Instituições de Educacionais. Docentes. Amapá. Laranjal do Jari.


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Referências


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