GÊNERO DISCURSIVO ARGUMENTATIVO: AS FORMAS DE TRABALHO COM A RESENHA CRÍTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Os gêneros discursivos estão presentes em diversas práticas sociais, desempenhando um papel fundamental na comunicação e na interação humana. No contexto educacional, o trabalho com gêneros, como a resenha crítica, se destaca como uma estratégia pedagógica capaz de promover o pensamento crítico e a formação integral dos alunos. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do Gênero Discursivo Resenha Crítica ao ensino de Língua Portuguesa e à formação integral do ser social. Amparamo-nos teoricamente em Bakhtin (2006), Schneuwly e Dolz (2004) e Marcuschi (2008), que teorizam sobre os gêneros discursivos e o ensino de Língua Portuguesa. No aspecto metodológico, optamos pela pesquisa bibliográfica (Gil, 2022), já que nosso principal material de pesquisa foram livros e artigos publicados sobre o tema. Analisamos a abordagem do gênero Resenha Crítica no livro didático do 8º ano do Ensino Fundamental, da editora Sistema MAXI de Ensino, utilizado pela escola Instituto Ena, da cidade de Chã Grande-PE. Os resultados indicam que o uso desse gênero no contexto educacional favorece a formação de um sujeito crítico e participativo, capaz de compreender e interagir com diferentes formas de discurso, ampliando sua capacidade de análise e julgamento sobre os conteúdos apresentados.
Palavras-chaves: Gêneros Discursivos. Resenha Crítica. Livro Didático. Ensino de Língua Portuguesa.
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 125-138.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais na interação social: um panorama histórico e conceitual. São Paulo: Cortez, 2006.
DOLZ, Jean; SCHNEUWLY, Bernard. A didática dos gêneros textuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ENNER, Luciane. Gêneros discursivos e sua importância no ensino da leitura crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 2, p. 123-145, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281