RELATOS DE VIDA: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO HISTÓRIAS PESSOAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOM ALANO MARIE DU NODAY NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Resumo
A Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta desafios significativos no Brasil, que resultam na evasão escolar. Diante disso, este trabalho foi idealizado e colocado em prática como o objetivo de buscar meios que pudessem tornar mais leve e eficiente o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, decidimos desenvolver nosso projeto de extensão sobre os Relatos de Vida: Construindo e Compartilhando Histórias Pessoais dos Alunos da Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em conjunto com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através da disciplina, Tópicos Especiais em Extensão no programa de Pós Graduação do Mestrado em Educação. A Escola foi contemplada por ofertar a modalidade de ensino (EJA), pelo calendário escolar e por sua localização, onde podemos contar com o profissionalismo técnica da Instituição, que se disponibilizaram no que fosse possível para o melhor desenvolvimento das aulas, as quais, foram ofertadas nos dias 13 e 18/11/2024. A metodologia utilizada foi a bibliográfica- exploratória e a qualitativa, pois, vai de encontro aos objetivos do estudo. Os integrantes da pesquisa foram os alunos da EJA, das duas turmas do Ensino Médio, composta por alunos de ambos os sexos, com as idades compreendidas entre 15 a 60 anos. As aulas foram ministradas em duas etapas de acordo o plano de aula feito previamente. Concluímos que nossos dois encontros apesar dos imprevistos, podemos cumprir o que foi proposto no trabalho de extensão e podendo assim ter contribuído de forma significativa para a carreira acadêmica desses Jovens e Adultos, que por diversos motivos não tiveram a mesmas oportunidades que os demais alunos do ensino regular.
Palavras-chave: Relato das História de Vida. Metologia Ativa. Aprendizagem Colaborativa. Extensão Universitária e a EJA.
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PDFReferências
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ISSN 2526-4281