ENTRE CONFIANÇA E DESAFIOS: UM OLHAR DO COOPERADO PARA O CRÉDITO COOPERATIVO

Claudio Luiz CHIUSOLI, Bianca ZUBKO, Kawane Gabriela Machado SCHON, Thais ZUBKO, Elis Fernanda Ferreira dos SANTOS, Rafael Henrique Dziobat do NASCIMENTO

Resumo


O objetivo é analisar a perspectiva dos cooperados que estão envolvidos com entidades financeiras, seja por meio de bancos, associações ou cooperativas, quanto ao seu contentamento com os serviços e produtos disponibilizados. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo e conclusivo. Foram realizadas 80 entrevistas, por meio de uma amostragem não probabilística usando a plataforma Google Forms mediante uma escala de concordância e discordância, validada com um coeficiente alpha de Cronbach de 0,728. Como apoio a análise foi aplicado o teste não paramétrico: Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os principais achados indicam que: 49% dos cooperados consideram importante receber informações sobre as decisões políticas adotadas pela cooperativa; 55% acreditam ser relevante receber informações sobre as orientações e políticas implementadas pela cooperativa; 54% preferem esclarecer suas dúvidas diretamente na cooperativa; 70% dos cooperados afirmam que sua opinião é valorizada e considerada pela gestão da cooperativa; 89% confiam na administração da cooperativa e na comunicação estabelecida com os cooperados; 73% dos cooperados conseguem realizar todas as suas operações utilizando o aplicativo da cooperativa; 57% consideram que os canais de comunicação da cooperativa são adequados para atender às suas necessidades; 76% dos cooperados demonstram satisfação em utilizar os serviços da cooperativa, que atendem suas necessidades diárias; 83% confiam nas informações recebidas da cooperativa; e 85% expressam satisfação com os serviços e produtos oferecidos pela instituição. A pesquisa contribui para o entendimento de que, para aprimorar a gestão da cooperativa, é imprescindível considerar as necessidades e percepções dos cooperados.

Palavras-chave: Cooperativismo. Cooperados. Satisfação. Instituição.


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