AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E PRIMEIROS SOCORROS NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Gustavo Santos da SILVA, Tiago Evangelista Pereira da SILVA, Muniz Araújo PEREIRA JÚNIOR, Ruhena Kelber Abrão FERREIRA

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi a identificação da relevância do ensino das práticas de Primeiros Socorros no curso de Educação Física do Câmpus Miracema na disciplina de Práticas Corporais de Aventura. Neste sentido, o trabalho foi um relato de experiência posterior a uma oficina de primeiros socorros, voltada aos alunos da graduação em Educação Física. Foram aplicados dois questionários sendo um com respostas objetivas e outro com respostas discursivas no qual participaram 17 estudantes com idades entre 19 a 33 anos. Por fim, foi constatado que saber realizar de forma correta as técnicas de primeiros socorros é crucial em um atendimento préhospitalar, pois através deste atendimento uma vida pode ser salva e uma parte considerável dos graduandos não se encontram aptos a realizar um atendimento eficaz.

Palavras-chave: Práticas de Aventura. Primeiros socorros. Educação Física.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRÃO, R. K.; CALHEIROS, V. C.; ALCÂNTARA, C. V. F. de; RABELO, A. C. C. da S.; FERREIRA, C. L.; BORBA, L. B.; FERNANDES, R. C.; BRITO, R. S. de. Conexões entre universidade, escola e lazer: ações de extensão com práticas corporais de aventura nos anos finais. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15133,

DOI: 10.55905/revconv.18n.2-003. Disponível em:

https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/15133. Acesso em: 8 maio. 2025.

ABRAO, Ruhena Kelber et al. Jogos eletrônicos e a Educação Física: entre lazer e as possibilidades pedagógicas. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 11, p. 286-296, 2022.

ABRÃO, Ruhena Kelber; DE SOUZA, Miller Sorato Amorim. Educação Física e Interculturalidade: construção de uma cartilha sobre jogos e brincadeiras dos povos indígenas Apinajé. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 6, p. e15885 e15885, 2025.

ABRÃO, Ruhena Kelber; DOS SANTOS BEIERSDORF, Daiane; ABRANTES, Daniela Ribeiro. A constituição da infância permeada pelo contexto social, mídia e brinquedo. Zero-a-seis, v. 17, n. 31, p. 79-90, 2015.

ABRÃO, Ruhena Kelber; DOS SANTOS SILVA, Paula. Contexto das Brincadeiras Tradicionais no Brincar das Crianças. Multidebates, v. 8, n. 3, p. 288-297, 2024.

ABRÃO, Ruhena Kelber. A política de organização das infâncias e o currículo da Educação Infantil e do primeiro ano. Zero-a-seis, v. 14, n. 25, p. 51-74, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281