A PSICOLOGIA DO CONSUMO: COMO ANÚNCIOS ESTIMULAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA IMPULSIVA

Maslla Cruz Rodrigues COSTA, Jordana Carmo de SOUSA

Resumo


Este artigo aborda a influência da psicologia do consumo sobre o comportamento de compra impulsiva, com foco em como os anúncios publicitários utilizam estratégias psicológicas para estimular o desejo imediato de consumo. A pesquisa bibliográfica discute elementos como gatilhos emocionais, escassez e apelo à recompensa instantânea, revelando como esses recursos impactam a tomada de decisão do consumidor. Os resultados sugerem a necessidade de maior consciência crítica por parte dos consumidores frente às estratégias utilizadas pelo marketing.

Palavras-chave: Consumo. Impulso. Psicologia. Publicidade. Tomada de decisão.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). 5. ed. American Psychiatric Publishing, 2013.

BECK, A. T. Terapia cognitiva e os transtornos emocionais. Nova York: Meridian, 1976.

CUSTERS, R.; AARTS, H. A vontade inconsciente: Como a busca por objetivos opera fora da consciência. Science, v. 308, n. 5726, p. 1638-1641, 2005.

FIGUEIRA, I.; CORDÁS, T. A. Compulsão: Um estudo sobre as manias. Porto Editora, 2009.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GOODMAN, W. K.; HOLLANDER, E. Comportamento Impulsivo: Teoria, Pesquisa e Tratamento. American Psychiatric Association, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281