PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO: O LEITOR E A OBRA LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER

Denize Lima MIRANDA, Denyse Mota SILVA

Resumo


O presente artigo trata do letramento literário e suas implicações para o processo de
práticas de leitura e escrita nos meios sociais. A problemática abordada aqui é a questão do baixo
nível de letramento dos alunos que saem do fundamental II, dessa forma, objetiva-se com
esse trabalho, descrever obras que podem auxiliar no processo de letramento social desses alunos.
Para isso a metodologia escolhida foi bibliográfica, voltando-se para teóricos como Magda
Soares (1998, 2001), Rildo Cosson (2014) e Regina Zilberman (2003), que tratam de letramento,
linguagem literária e importância da literatura, respectivamente, a partir dos pressupostos desses
e de outros autores será justificada a hipótese de usar a literatura no ensino, e como as obras
podem auxiliar no desempenho dos alunos nos quesitos leitura e escrita em qualquer meio social
no qual esteja inserido. Portanto, percebe-se que as habilidades de leitura e escrita são essenciais
para o desenvolvimento do letramento dos alunos da educação básica, sendo a escola
importante nesse processo. Trabalhar a literatura é ainda uma tarefa desafiadora, assim como
o processo de letramento também, mas os dois juntos, se trabalhados da forma correta, podem
mudar essa realidade.


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