COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O APLICATIVO GUIA ARAGUAÍNA (GUIAA)

Laynus Sousa da SILVA, Giane Lourdes Alves de Souza FIGUEIREDO

Resumo


O aplicativo Guia Araguaína (GuiaA), localizada no município de Araguaína – TO, está no mercado
à quatro anos e oferece aos seus clientes o serviço de agenda comercial digital, gerando receita a
partir da mensalidade cobrada aos empresários, que têm suas empresas cadastradas. A pesquisa
teve como objetivo compreender atuação do aplicativo Guia Araguaína com empresa digital e
quais as vantagens percebidas pelas empresas/clientes que aderiram ao ele. Para tanto, utilizou-se
a finalidade da pesquisa aplicada descritiva com abordagem de análise qualitativa das entrevistas
realizadas com o empresário dono do aplicativo Guia Araguaína e quatro gerentes de empresas
(clientes do aplicativo), aplicando questões abertas semiestruturadas. Utilizou-se ainda a pesquisa
bibliográfica para maior embasamento teórico e o estudo de caso, para aprofundamento referente
à relação do comércio e sua adequação ao meio digital, buscando verificar como a sociedade
passou a ter soluções nas palmas da mão e se essa realidade é vivenciada na cidade de Araguaína-
TO. Sendo possível compreender que negócios digitais, se bem planejados, podem ter adesão,
mas que, como em qualquer economia existem falhas por parte da empresa e isso influencia na
decisão do cliente.


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