FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: ANÁLISE DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL EXITOSA NO ENSINO SUPERIOR

Marco Aurélio Miranda SOARES, Ducilene do Carmo da SILVA, Vitória Silva ROLIM, Mirella Carvalho de Araújo OLIVEIRA, Erik de Sousa CRUZ, Marcelo Guedes da SILVA, Milene Santana PAIXÃO, Karollyne Santana PAIXÃO, Marcio Guimaraes de SOUSA, Lucas Borges da SILVA, Bheatriz Cortez NEGREIROS, Wagner dos Santos MARIANO

Resumo


A busca por uma boa formação se faz cada vez mais abrangente, os acadêmicos buscam estratégias para melhorar o currículo e tornar-se competitivos tanto para seleções de mestrados, como para o mercado de trabalho. Em vista disto, o objetivo deste estudo foi analisar e verificar a visão geral dos formandos nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química, bem como a futura atuação profissional e seus anseios pós-finalização. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, no qual foi utilizado um questionário online, com discentes concluintes dos cursos supracitados da Universidade Federal do Tocantins – (Campus: Araguaína). Ao todo foram analisados 16 questionários. O mesmo foi composto por 18 questões, sendo 12 objetivas, contendo múltiplas escolhas e 6 dissertativas. Grande parte dos participantes da pesquisa está distribuída entre apenas quatro (4) dos programas institucionais disponíveis na UFT. Estes são por ordem de participação: PET, PIBIC, PIBID, PADI, enquanto que apenas (3) analisados estão inseridos nos outros programas disponíveis. Após analisar os resultados, foi possível verificar que dos acadêmicos que estão vinculados a uma bolsa institucional, 93.8% declararam ter participado de eventos científicos durante sua vida acadêmica. É possível ainda constatar que a inserção de acadêmicos em programas institucionais, influencia continuamente no tempo de graduação, na melhora do currículo, da postura frente as apresentações, na leitura e escrita. É possível concluir que as ações extracurriculares durante o processo formativo são fundamentais na caracterização de profissional que está saindo das universidades, logo a manutenção dos programas, podem ser consideradas políticas públicas educacionais de extrema relevância.


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