CONTRIBUIÇÕES DAS MÍDIAS AUDIOVISUAL E IMPRESSA NO PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Severina Alves de ALMEIDA, Jeane Alves de ALMEIDA, Rafael Teixeira de SOUZA, Andréa Christina Mendes FRANCO

Resumo


Este artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre as mídias na educação, identificando as contribuições das mídias impressa e audiovisual no processo de ensino e da aprendizagem. Os procedimentos metodológicos partiram de uma pesquisa qualitativa e contemplaram duas fases: pesquisas teórica e de campo. A primeira se realizou mediante uma criteriosa revisão bibliográfica alcançando principalmente a literatura sobre as Mídias na Educação e suas implicações nas atividades pedagógicas. A segunda, isto é a parte empírica, que se configura como “Estudo de Caso”, deu-se a partir de um estudo exploratório numa Escola Pública em Tocantinópólis, estado do Tocantins. Os procedimentos foram: entrevistas semidirigidas e aplicação de questionários. Os resultados apontam para uma realidade onde o uso das (novas) tecnologias é algo irreversível na prática pedagógica dos professores, qualquer que seja a modalidade e/ou nível de ensino em que eles se inserem. E que essas tecnologias fomentam novas e valorosas formas de aprendizagem,mas que a aprendizagem deve transcorrer pautada no diálogo entre as mídias e a ação humana, ciente de que a primeira não substitui a segunda.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Práticae formação de professores na integração de mídias. Gestão e Tecnologia Escolar. Formação de Gestores Escolares para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/.../texto19.pdf. Acesso 29-jan-2011.

ALMEIDA, Severina Alves; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; SOUSA, Rosineide Magalhães; SILVA, Angela Maria; FERREIRA, Renato Reis. A PESQUISA ETNOGRÁFICA NO CONTEXTO

INDÍGENA APINAJÉ. JNT - Facit Business and Technology Journal. v. 1, n. 2. 2017. Pp. 156-176. ISSN 2526-4281 Disponível: https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 06-nov-2019.

ALMEIDA. Severina Alves de. Metodologia do Ensino Para Elaboração de Resumos, Artigos Científicos e Monografias. Minicurso oferecido durante II Semana Acadêmica de Pedagogia

e I Encontro com Base Local de Metodologias de Ensino. Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis: 2008.

ALMEIDA. Severina Alves de. NEIVA. Sônia Maria de Sousa Fabrício. A Dialética da Globalização e seus efeitos na Educação: Anais do IV Congresso de Iniciação Científica. UFT, Palmas: 2007.

ANDRÉ, Marli E. D. A. LÜDKE, Menga; Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.

CHAVEZ, Marcio Blanco. Descobrindo o Audiovisual: Experiência na Comunidade Lara Vilela, Niterói. Anais do 2º Congresso Brasileiro

de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004. www.ufmg.br/congrext/Comunica. Acesso 03-fev-2011.

COELHO, J. Dias. A Sociedade da Informação e do Conhecimento Um Desafio Epistemológico nos Sistemas de Informação. Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Tr. Estêvão Pinto Campolide 1070 Lisboa. Outubro, 2000.

esrvsd.fe.unl.pt/WPFEUNL/WP2000/wp396.pdf. Acesso 29-jan-2011.

DELLORS, Jacques. Educação um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Título original: LEARNING: THE TREASURE

WITHIN Report to Unesco of the International Commission on Education for the Twenty-first Century. Tradução: José Carlos Eufrázio. Brasília: Unesco, 1998.

ESCOLA, Joaquim José Jacinto. Ensinar a aprender na Sociedade do Conhecimento. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

jescola@utad.pt. LIVRO DE ACTAS – 4º SOPCOM.

www.bocc.ubi.pt/.../escola-joaquim-ensinaraprender-sociedade-conhecimento.pdf. Acesso 31-jan-2011.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FACHINETTO Eliane Arbusti. O Hipertexto e as práticas de leitura. REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura - Ano 02- n.03 - 2º Semestre de 2005ISSN 1807- 5193. www.letramagna.com/Eliane_Arbusti_Fachinetto.pdf. Acesso 31-jan-2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Ed. Vozes, 1979.

______. A Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Ed. Vozes, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetas de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

KLEIMAN, Angela. Org.). Os significados do letramento. Campinas - SP: Mercado das Letras, 1995.

LIMA, Karina Medeiros de. Determinismo Tecnológico. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001. http:// www.infoamerica.org/documentos. Acesso 30- jan-2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281