O CONSUMIDOR E O USO DO CARTÃO CRÉDITO COMO MEIO DE PAGAMENTO

Cláudio Luiz CHIUSOLI, Gabriel Schoma ANTONIO, Lucas Camargo PRETTO, Marlon Eduardo SILVA

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar o consumidor quanto ao uso do cartão de crédito no momento da compra, já que essa modalidade vem crescendo cada vez mais em nosso país, tornando as compras muito mais acessíveis à população. Para isso, foram aplicados 100 questionários a
um grupo de consumidores de uma pequena cidade do interior do Paraná, tratando-se assim de um estudo exploratório mediante um estudo quantitativo. Foram nove variáveis investigadas, e os principais achados indicam que 38,4% “sempre e na maioria das vezes utilizam” o cartão de
crédito; 60,4% têm somente um cartão; a bandeira mais utilizada é a Mastercard, com 58,6%. Por outro lado, 66,6% gastam até R$ 800,00; e o local em que mais utilizam o recurso é em lojas de roupas/calçados, com 37,4%; 15,2% já tiveram o cartão clonado; e 50,5% fazem uso de aplicativo do cartão; a importância do cartão para compra corresponde a 91,9%, sendo “muito importante e importante”; e, ainda, 58,6% dos entrevistados costumam pagar a fatura integralmente.


Texto completo:

PDF

Referências


BARONE, Francisco Marcelo; SADER, Emir. Acesso ao crédito no Brasil: evolução e perspectivas. Revista de Administra Pública, Rio

de Janeiro, v. 42, n. 6, p. 1249-1267, dezembro de 2008.

BRASIL. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Perfil dos usuários de cartão de crédito e taxa de juros do rotativo. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/>. Acesso em: 15 out. 2019.

CLAUDINO, L. P., NUNES, M. B., SILVA, F. C. Finanças pessoais: um estudo de caso com servidores públicos. Anais do Seminários em Administração – Semead. São Paulo, SP, Brasil, 2009.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO. Famílias estão menos endividadas do que há um ano. Disponível em:

org.br/>. Acesso em: 15 out. 2019.

DONADIO, R.; CAMPANARIO, M. A.; RANGEL, A. S. R. O papel da alfabetização financeira e do cartão de crédito no endividamento dos consumidores brasileiros. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 1, p. 75-93, 2012.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciante. São Paulo: Penso Editora, 2012.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HADDAD, C.; PATEL, U.; PIERRE, N. Diploma na mão, cheios de sonhos e endividados. Valor Econômico, Atlanta e Washington, 16 maio 2001. Disponível em: http://www.valoreconomico.

com.br/. Acesso em: 07 jun. 2019.

KIM, H., DEVANEY, S. A. The determinants of outstanding balances among credit card revolvers. Financial Counseling and Planning,

(1), 67-78, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281