O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gildeane Martins CARVALHO, Andressa Oliveira SILVA, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


Este relato tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelas estagiarias durante a realização do Estágio Supervisionado no âmbito escolar, considerando que o mesmo pode contribuir para reflexão acerca das teorias vista na universidade bem como as práticas realizadas em sala de aula, fazendo com que os acadêmicos desenvolvam métodos e técnicas para um melhor desempenho no processo de ensinagem. A metodologia que sustenta este relato esta pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que as estagiarias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Brasil (2001), Tardif (2002), Passerini (2007), Silva e Muniz (2019) entre outros. É possível afirmar que o estágio supervisionado permite ao acadêmico uma aproximação com a realidade escolar, oportunizando-o experiências adquiridas no decorrer de sua formação.

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Referências


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