A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EDUCACIONAIS NO BRASIL

Kenedy Martins MINÉ, Rogério dos Reis BRITO

Resumo


O referente trabalho de conclusão de curso, objetiva realizar um aprofundamento da temática: A transformação social por meio das manifestações culturais e educacionais no Brasil. Apresentando ao leitor uma reflexão acerca dos movimentos sociais ocorridos no Brasil e a transformação por meio das manifestações culturais. A importância deste trabalho revelou como as manifestações sociais podem e devem contribuir com o processo de democratização das comunidades por meio da resistência aos mecanismos autoritários. Essa análise serviu para compreender que os movimentos sociais realizados no Brasil nos últimos anos foi rico em ensinamentos, pois a população e demais órgãos sociais tiveram capacidade de se impor e de determinar suas ideias mostrando a todos o desejo maior da população geral. Neste contexto, percebe-se que a escola e a universidade podem ser um fator importante, podendo diante de determinadas condições caminhar na direção de uma ação transformadora, são as ideias que se conectam, uma vez que a formação da sociedade é tarefa da educação, possibilitando ao educando um ambiente estratégico de luta, na medida em que pode ser lugar de forças da nova sociedade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel. Ofício de mestre. Petrópolis: Vozes, 2000.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: Escola é mais da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 12º edição, São Paulo, Ática: 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da luta: A Pedagogia do oprimido-(série “Educação Internacional’’ do Instituto Paulo Freire”). São Paulo, Papirus, 1997.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis? Moacir Gadotti; prefácio de Paulo Freire, 4º. Ed., São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

GOHN, Maria da Gloria (Org.). Movimentos Sociais no Inicio do Século XXI: Antigos e novos atores sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

GOHN, Maria da Gloria. Historia dos Movimentos e lutas Sociais. 3º. Ed., São Paulo, Loyola. 2003.

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.

MANNHEIN, Karl. O problema sociológico das gerações. In: FORACCHI, M. M. (Org.). Mannheim: Sociologia. São Paulo: Ática, 1982.

Col. Grandes Cientistas Sociais. SITE CONSULTADO: http://www.une.org.br/memoria, acesso:18/10/2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281