AS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NA PERSPECTIVA DA ÉTICA APLICADA: UM ESTUDO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Kevin Sebastian Nunes LIRA, Jaciely Barbosa BERNARDO, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre as relações docente-discente na Educação Superior, considerando o arcabouço teórico da Ética Aplicada. Partindo de um estudo teórico, encontramos nas obras de Genivaldo de Souza Santos (2012) e de Heitor Romero Marques (1995), dentre outros, as contribuições necessárias para uma proposta de se trabalhar a relação entre professor e aluno, utilizando a ética como fundamento de uma relação abluída. O objetivo foi avaliar como se efetiva a relação professor e aluno na sala de aula e fora dela, considerando os componentes éticos que devem permear tal relação. Para que isso fosse possível, realizamos uma pesquisa qualitativa, a partir dos procedimentos de revisão bibliográfica e diagnóstico teórico (SEVERINO, 2001; GIL, 2002; ALMEIDA et all, 2017a; MIRANDA E SILVA, 2019). Além disso, realizamos uma pesquisa internetnográfica (ALMEIDA et all, 2017), quando a internet e seus artefatos foram fonte de consulta e referências. O texto está estruturado em dois momentos. Primeiro fazemos uma reflexão sobre a relação professor e aluno, sustida pelas ideias dos autores aludidos, identificando as relações éticas como alicerceies capazes de atuar na ruptura de padrões de divisões entre professor e aluno no âmbito de suas interações. A expressão: “Professor quer ser superior ao aluno” está relacionada a paradigmas que a evolução da sociedade carrega há séculos, perdendo, dessa forma, a essência da ética aplicada em ambos, trazendo reflexos importantes em nossas vidas, tanto na academia quanto no exercício da alteridade.

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