OS RASTROS HISTÓRICOS DAS VULNERABILIDADES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; SANCHEZ, Livia. Os negros na
legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação. V. 10, n. 2, 2016, pág. 234-246. Disponível em < http://dx.doi. org/10.14244/198271991459 >. Acesso em 11 de mai. de 2020.
AMARAL, Marília Perazzo Valadares do. O conceito de alteridade atrelado à evolução da representação social do índio no Brasil (séculos XVI, XVII e XIX). Revista Clio. Arqueologia, n. 23, v. 2, 2008, da UFPE, disponível no seguinte website: http://www.ufpe.br/clioarq/images/documentos/V23N2-
/artigo7.pdf>. Acesso em 20 de mai de 2020.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação pós colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Comunicação & Educação, (2), pág. 59-64. Disponível em:
v0i2p59-64 >. Acesso em 20 de mai. de 2020.
BESSA, Valéria da Hora. Teorias da aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 5.692, de 11
de agosto de 1971. Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso
em 21 de mai. de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação. Disponível em:
Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/
Lei/L13415.htm>. Acesso em 21 de mai. de 2020.
CAMINHA, Pero Vaz de. A carta de Pero Vaz de Caminha. 1500. Disponível em: . Acesso em 20 de mai. de 2020.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Estudos Avançados. 15, 42, 2001, pág. 259-268. Disponível em: . Acesso em 21 de mai. de 2020.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 51. ed. São Paulo: Global, 2006.
LISBOA, Câmara Municipal de. Rede Brasileira de Cidades
Educadoras. Carta das Cidades Educadoras. Proposta definitiva, novembro de 2004. IN: Cadernos CENPEC, 2006, pág. 156-161. Disponível em:
SM.pdf >. Acesso em 26. de mai. de 2020.
RODRIGUES, Walace. Reflexões sobre o III Fórum de Licenciaturas da UFT: o currículo como campo de batalhas ideológicas. Revista Entreletras (Araguaína). V. 7 n. 2, 2016, pág. 221-231. Disponível em:
entreletras/article/view/2996/9490>. Acesso em 21 de mai. de 2020.
RODRIGUES, Walace. Vulnerabilidade Educacional na Educação Infantil: Um Problema de Políticas Públicas. Revista Porto das Letras. Vol. 05, Nº 01, 2019, pág. 75-84. Disponível em:
. Acesso em 11 de mai. de 2020.
SANTOS, Benerval Pinheiro. A escola brasileira: um mecanismo de triagem social. IN: Educação popular em tempos de inclusão: pesquisa e intervenção. SANTOS, Benerval Pinheiro; NOVAIS, Gercina Santana; SILVA, Lázara Cristina da (org.). Uberlândia: EDUFU, 2011, pág. 291- 315.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores
Associados, Coleção educação contemporânea, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281