QUILOMBO DE TIMBAÚBA: ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS E CULTURAIS

Francisco Edviges ALBUQUERQUE, José Elias CARNEIRO

Resumo


Este trabalho é resultado de uma visita técnica realizada na comunidade
Quilombola de Timbaúba, localizada no Vale do Coreaú, na divisa entre os municípios de Coreaú e Moraújo, ao noroeste do Estado do Ceará, 308 km de Fortaleza. O quilombo situase entre as serras da Meruoca e da Ibiapaba, à margem direita do Açude Várzea da Volta. A comunidade recebeu da Fundação Cultural Palmares sua certidão de autorreconhecimento
como quilombola em 2006, e o processo de regularização fundiária foi aberto pelo INCRA no mesmo ano, reivindicando- se a titulação de um território tradicional com área de 2.033 há. O Quilombo da Timbaúba é uma comunidade rural composta por aproximadamente 142 famílias. Sua população descende de cinco famílias negras tradicionais que deram
início à comunidade e cujos ancestrais foram escravizados. As atuais famílias vivem distribuídas entre as seguintes localidades do quilombo: Vila Timbaúba ou Timbaúba de Baixo, Timbaúba de Cima, Canafístula, Fazenda Velha e Alto dos Cajueiros (VEIGA, 2016). A visita efetivou-se no mês de fevereiro de 2020, momento em que tivemos uma roda de conversa com as lideranças e sábios dessa comunidade, com aprendizagem mútua e troca de experiência enriquecedora. O objetivo refletir sobre os aspectos  sociohistóricos e culturais da comunidade Quilombola da Timbaúba. Para isso, foi necessário sistematizar as informações coletadas durante a visita técnica, abordando sua história, religião, saberes tradicionais e seus aspectos socioculturais, que conferem a identidade de um povo que busca mecanismos de manutenção de seus modos de vida, pautados na aAncestralidade e no reconhecimento da alteridade absoluta do outro.


Texto completo:

PDF

Referências


CUNHA, Manoela Carneiro da. Antropologia do Brasil. São Paulo:

Brasiliense/EDUSP, 1986.

DI MÉO, Guy. Composantes spatiales, formes et processus géographiques desidentités. Annales de Géographie. 2004.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

GURAN, Milton. Agudás: os “brasileiros” do Benim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Ed. Gama Filho, 2000.

HAERTER, L.; NUNES, G. H. L.; CUNHA, D. T. R. Refletindo acerca da

contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira. Identidade! | São Leopoldo | v.18 n. 3, ed. esp. | p. 267-278 | dez. 2013. Disponível em: http:// periodicos.est.edu.br/identidade.

MATUOKA, Ingrid. Educação quilombola: como as escolas incorporam os saberes do território? Centro de Referência em educação Integral, 2019. Disponível: https://educacaointegral.org.br/parceiros. Acesso em: 12-jun-2020.

ROCHA, Gabriela de Freitas Figueiredo. A territorialidade quilombola

ressignificando o território brasileiro: uma análise interdisciplinar. e-cadernos CES [Online], 07 | 2010. Disponível: http://journals.openedition.org. Acesso em: 19-jul-.2020.

SALOMÃO, Fausy Vieira; CASTRO, Cristina Veloso de. A Identidade

Quilombola: Territorialidade Étnica e Proteção Jurídica (2018). Cadernos de Pós-graduiação/DIREITO UFRGS. n. 1. V.13. Disponível: https://seer.ufrgs.br/ ppgdir/article/view/73034. Acesso em:

-jul-2020.

VEIGA, Renato Jacques de Brito. Comunidade Quilombola Timbaúba /

Renato Jacques de Brito Veiga. - Belo Horizonte: FAFICH, 2016. Disponível: http://www.incra.gov.br/media/docs/

quilombolas/memoria/timbauba.pdf. Acesso em: 21-jul-2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281