ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Caio Soares AMORIM, Rhuann Rodrigues ROCHA, Lizandra Coimbra da Silva FELIPE

Resumo


Introdução: A comunicação entre cirurgião-dentista e pacientes com deficiência auditiva é fundamental, possibilitando que o paciente possa compreender todos os processos envolvidos na terapia odontológica e ao profissional chegar a um diagnóstico preciso e explicar o plano de tratamento, devendo este aprender alguns sinais e gestos usados na comunicação não verbal, através da língua de sinais “Libras”. Objetivo: Destacar a importância do uso da comunicação não verbal e o uso da linguagem em “Libras” no atendimento odontológico de pacientes especiais. Métodos: Realizou-se uma revisão de literatura através de artigos científicos nacionais e internacionais, utilizando as bases “Bireme, Google Acadêmico e Pubmed”. Resultados: O cirurgião-dentista deve estar capacitado para lidar com pacientes especiais, ser sensível à linguagem corporal (NVC), expressões faciais, posturas e movimentos como meios de transmitir sentimentos, com integralidade da atenção, bem como o conhecimento da Língua de Sinais “Libras” no atendimento com pacientes com deficiência auditiva. Conclusões: A comunicação e o estabelecimento de vínculos para a realização de procedimentos clínicos de forma harmônica e efetiva e o conhecimento e aplicação de Libras, contribui para melhorar a comunicação entre pacientes com deficiência auditiva e profissionais de Odontologia.

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