INFLUÊNCIA DE CREMES DENTAIS CLAREADORES E PÓ A BASE DE CARVÃO ATIVADO SOBRE A ESTRUTURA DENTÁRIA: EFICÁCIA DO CLAREAMENTO E DESGASTE - REVISÃO DE LITERATURA

Ana Beatriz de Oliveira MONTEIRO, Jéssica Coelho de Souza ANDRADE, Angélica Feltrin dos SANTOS

Resumo


Introdução: O carvão ativado é um material que tem como sua base o carbono (C), é bastante poroso, o que facilita recolher gases, líquidos e impurezas. O mesmo é utilizado na odontologia como clareador, encontra-se nos dentifrícios e em pó. No Brasil ficou bastante conhecido devido a grandes influenciadores fazerem uso do material, porém, sem auxílio de profissionais. Com isso, o objetivo desta revisão é realizar um estudo baseado nas e evidencias cientificas sobre a sua suposta ação clareadora e desgaste dental. Objetivo: Mostrar os efeitos dos cremes dentais e pó a base de carvão ativado acerca da estrutura dentária, averiguando a eficiência do clareamento e desgaste. Método: Foi realizada uma revisão de literatura por meio de pesquisas, incluindo artigos científicos, que foram acessados na biblioteca eletrônica, pubmed, ScienceDirect, dos últimos três anos. Conclusão: Diante dos estudos científicos acerca desse assunto há possibilidade de os dentifrícios à base de carvão ativado terem o potencial de branqueamento, devido ao mecanismo de conseguirem remover machas extrínsecas. No entanto, consequentemente pode ocorrer desgaste de estrutura dental.

Texto completo:

PDF

Referências


Lima DANL, Silva ALF, Aguiar FHB, Liporoni PCS, Munin E, Ambrosano GMB, Lovadino JR. Avaliação in vitro da eficácia de dentifrícios branqueadores na remoção de manchas

extrínsecas dos dentes. Braz. res oral. 2008;22(2):106-111.

Joiner A, Philpotts CJ, Alonso C, Ashcroft AT, Sygrove NJ. A novel optical approach to achieving tooth whitening. J Dent. 2008;36:8-14.

Brooks JK, Bashirelahi N, Reynolds MA. Charcoal and charcoal-based dentifrices: a literature review. J Am Dent Assoc. 2017;148(9):661-70.

Joiner A, Luo W. Tooth colour and whiteness: a review. J Dent. 2017;67:S3-10.

Greenwall LH, Wilson N. Charcoal toothpastes: what we know so far. 2017. Disponível em https://www.pharmaceutical-journal.com/opinion/correspondence/charcoal-toothpastes-what-weknow-so-far/20203167.article?firstPass=false (acessado em outubro de 2020).

Greenwall LH, Cohen JG, Wilson NHF. Dentifrícios contendo carvão.Bristish Dental Journal.2019; 226:697-700.

Rodrigues BAL, Melo LSA, Ribeiro RAO, Nascimento ABL, Teixeira HM. A avaliação através da tomografia por coerência óptica do esmalte dentário após o uso de dentifrícios clareadores. Rev Odontol UNESP. 2019;48:1-12.

Costa MLLA. Avaliação do grau de sensibilidade no uso de carvão ativado como agente clareador no procedimento dental: um estudo piloto. [Tese de conclusão de curso]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281