A IMPORTÂNCIA DO ODONTOLEGISTA NA IDENTIFICAÇÃO POST-MORTEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Rafael Klisman Coelho de SOUSA, Rodrigo Ferreira Brito SIQUEIRA, Eliana Eliana ANDRADE

Resumo


Introdução: A odontologia aplicada à identificação humana post-mortem é uma importante ferramenta no processo de identificação de um indivíduo, quando os corpos se encontram em estágio de decomposição avançada, fragmentados ou até mesmo carbonizados, ficando impossibilitado o reconhecimento pela inspeção visual. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura sobre a identificação humana post-mortem por meio da odontologia Legal e os principais recursos odontológicos utilizados neste processo. A identificação determina a identidade de uma pessoa por meio das características que a diferenciam das demais e que são específicas na cavidade bucal. Método: Para isso, realizou-se revisão de literatura com 15 trabalhos selecionados dentre 31 encontrados em artigos e sites confiáveis como Scielo, Pubmed e Google acadêmico. Após aplicação dos seguintes critérios de inclusão: os que abordem a temática sobre os métodos de identificação post-mortem em odontologia forense com textos em português publicados no período de 2000 a 2020. Conclusão: Conclui-se que a odontologia legal na identificação post-mortem deve ser abordada em conformidade com sua relevância no processo de identificação, que acontece por meio da atuação pericial do cirurgião dentista, que coleta uma série de informações odontológicas que podem ser utilizadas para fins de identificação humana, padronizando o cirurgião-dentista registrar em um prontuário as informações à condição bucal e aos procedimentos realizados em seus paciente.

Texto completo:

PDF

Referências


Carvalho SP. A utilização de imagens na identificação humana em odontologia legal. 2009;(2)125-130.

Silva RF, Marcelino JC. Radiografias odontológicas: fonte de informação para a identificação humana.2010;5(3):39-42.

Almeida MS. Effectiveness of dental records in human identification. 4st ed. RGO. 2015: 12-19.

Gonçalves AS. Identificação humana utilizando radiografia PA de seios maxilares: relato de caso. 1 ed. RBOL. 2014:2-6.

Lages VA. A importância da documentação odontológica de usuários de drogas institucionalizados para identificação post-mortem: relato de caso. 4st ed. Rev RBOL.Teresina; 2017.

Manjunath BC. DNA profiling and forensic dentistry: a review of the recent concept.2011:191-197.

Fernandes CMS. Prontuário clinico: documentação que protege tanto o professional como o paciente.2011;16(1):7-12.

Vieira GS, Tavares CAP, Boucharded, FCH. Análise de DNA em odontologia forense. Arquivo brasileiro de odontologia.2010; 6(2):64-70.

Motta MV, Munoz DR, Silva M, Paula FJ. Odontologia Legal: analise das provas de concurso par perito e para egressos em odontologia. Odontologia Estética e seus limites.2011;65(3): 16-21.

Lages VA. A importância da documentação odontólogica de usuários de drogas institucionalizados para identificação post mortem: relato de caso. 4ed. Rev RBOL; 2017.

Abreu TQ. Radiographic analysis of forensic dentistry. Rev Odonto Cienc. 2016;4(3):101-110.

Dário LT. A atuação do odontolegista do Instituto Médico Legal de Florianópolis (SC) no processo de identificação post mortem. 1st Ed. Rev Odontol.São Paulo. 2016:4-6.

Araujo LG, BIANCALANA R, TERADA ASS, PARANHOS LR, MACHADO CEP, SILVA RHA. A identificação humana de vitimas de desastres em massa: a importância e o papel da odontologia legal. 2st Ed. RFO. Passo Fundo. 2013: 13-19.

Lovato JA. A importância da odontologia legal no processo de identificação. [Tese de Mestrado]. Paraná: Faculdade de Ciências Biológicas e da saúde de Tuiuti; 2016.

Ribeiro PO. A importância do prontuário odontológico no aspecto jurídico civil e criminal. [Monografia de Graduação]. São Bernado do Campo: Universidade Metodista de São Paulo: 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281