LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA IDEALIZADA NO ESTÁGIO I

Vinicius Henrique dos Santos GOMES

Resumo


Este trabalho consiste em apresentar um relato de experiência vivido no primeiro estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, realizado em uma escola de ensino fundamental e médio na Paraíba. Possui uma natureza qualitativa, apresentando como procedimentos metodológicos visitas à escola com objetivo de observar as aulas, o ambiente e estrutura escolar. Os atores envolvidos foram estudantes das turmas do ensino fundamental e médio, onde foi possível identificar e relacionar as situações observadas com a prática profissional. A partir dessa inserção, também foi possível idealizar a experiência do estagiário e enfatizar que a exposição deste relato, demonstra o crescimento e fortalecimento para a futura profissão de lecionar, além de tornar uma visão crítica para as situações que se tornam habituais e precisam de mudanças. Espera-se que no campo social, este trabalho possa contribuir para a formação docente e melhorias do ensino na educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BARREIRO, I. M. F.; Gebran, R. A., (2006). Prática de Ensino: Elemento Articulador da Formação do Professor. São Paulo: Editora Avercamp.

BORSSOI, Berenice Lurdes. (2008). O Estágio na Formação docente: Da Teoria à Prática, Ação-Reflexão. 1º Simpósio Nacional de Educação, XX Semana da Pedagogia, Cascavel, novembro.

Brasil. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394/96.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação. Brasília, DF, 2016. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso: 18 out 2020.

CARVALHO G, SILVA A, MUNIZ S. (2020). O Estágio Supervisionado e a Formação Docente: Relato de Experiência. Original Article. Facit J Business Techn. Journal. 2020;14(2): 66-73. Disponível: www.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 12-set-2020.

FREIRE P. (1996) Pedagogia da autonomia. 4a ed. São Paulo: Paz e Terra.

HIGGINS J. P., Green S. (2008). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Chichester, UK: Wiley.

LIBÂNEO, J. C. (1993). Didática. São Paulo: Cortez.

MATOS, E. S., & SILVA, G. F. B. (2012) Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX Workshop de Educação

em Computação.

SCHULZ K. F., GRIMES D. A, Allocation concealment in randomised trials: defending against deciphering. Lancet. 2002; 359 (9306): 614-8.

RAYMUNDO, J. M. C. (2013) A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na Construção Dos Saberes Necessários à Docência. Olhar de professor, Ponta Grossa, 16 (2):357-374.

WING, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM. Volume 49, 3. New York: ACM. 33-35.

WOHLIN, C., et. All. ]. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281