AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES TOCANTINENSES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORTE DO ESTADO SOBRE O EXAME DE RASTREIO DO HPV E A PRINCIPAL VIA DE TRANSMISSÃO

Andressa Borges BRITO, José Fernando e Silva PEREIRA, Mariana Nascimento BATALHA, Winnye Marques FERREIRA, Daiene Isabel da Silva LOPES

Resumo


OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo analisar o nível de conhecimento de estudantes tocantinenses do ensino médio sobre a principal via de transmissão do vírus HPV e sobre o método de rastreio da contaminação pelo vírus. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo, de corte transversal, com amostra intencional de 50 estudantes de escola pública em 2018, sendo 25 mulheres (11 a 14 anos) e 25 homens (11 a 14 anos). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, apropriados ao sexo do entrevistado. RESULTADOS: Foi analisado o nível de conhecimento na amostra alvo da pesquisa a respeito da transmissão do HPV por via sexual. 74% da amostra afirmou que o HPV pode ser transmitido por via sexual, 14% disse que não pode ser transmitido sexualmente e 12% não soube responder. Entre os que afirmaram que a via sexual não transmite HPV ou não sabiam responder, cerca de 60% eram do sexo masculino. Também foi dimensionado na amostra alvo da pesquisa se já ouviram falar do “Exame Papanicolau” e 58% dos entrevistados não tinham conhecimento sobre esse exame. Ao dividir por sexo, 56% do sexo feminino respondeu que já ouvi falar, enquanto no sexo masculino essa afirmação foi de 28%. CONCLUSÃO: Foi observado nas respostas que grande parte dos entrevistados, principalmente do sexo masculino, desconhecem aspectos importantes e indispensáveis preconizados pelo Ministério da Saúde sobre o HPV e seu método de rastreio.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017. Cap. 23.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis. (2017): “Guia Prático sobre HPV: perguntas e respostas”. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em:

CASARIN, Micheli Renata; PICCOLI, Jaqueline da Costa Escobar. Educação em saúde para prevenção do câncer de colo do útero em mulheres do município de Santo Ângelo/RS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3925-3932, 2011.

CAVALCANTI, Édila Figuerêdo Feitosa et al. Contribuiçao ao estudo da infecçao pelo HPV em adolescentes: estratégias e desafios na abordagem desse grupo. Adolescência e Saúde, v. 13, n. 2, p. 150-157, 2016.

DE CARVALHO, Fabio Luiz Oliveira et al. HPV como principal precursor do câncer de colo de útero em adolescentes. Revista de Saúde ReAGES, v. 1, n. 2, p. 23-36, 2018.

FREIRE, Paulo. Conscientização. Cortez Editora, 2018.

INCA. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede; Rio de Janeiro. Revista atual. 2 ed, 2016. INCA. HPV. Disponível em:

Acesso em: 07 ago. 2020.

INCA. DETECÇÃO PRECOCE. Disponível em :

Acesso em: 07 ago. 2020.

NAKAGAWA, Janete Tamani Tomiyoshi; SCHIRMER, Janine; BARBIERI, Márcia. Virus HPV y el cáncer del cuello uterino. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 307-311, 2010.

NAUD, P. et al. Infecção pelo papiloma vírus humano (HPV). Revista HCPA, v.20, n.2, p. 138-142, ago. 2000.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO. A CIÊNCIA E A CULTURA. Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281