REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DO LETRAMENTO: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BUENO, Elza Sabino da Silva, CARVALHO, Márcio Palácios. Gêneros e práticas de letramento nos anos finais do ensino fundamental: Uma análise do livro didático de português. INTERLETRAS, ISSN Nº 1807-1597. V. 5, Edição número 23, março/setembro, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CERVO, Amado Luiz, BERVIAN, Pedro Alcino, SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo, 2007.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. v. 35 São Paulo, 1995.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas 2002.
KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?. Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2005-2010. Disponível em:
https://oportuguesdobrasil.fileswordpress.com. Acesso em 23/10/2019.
LIMA, Ana Maria Peixoto. Leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise sobre as práticas de letramento nas turmas de 6° ano. Monografia. Brasília/ DF, 2015.
ROJO, Roxane. Letramento Múltiplos, escola e inclusão social. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SOARES, Magda Becker. Letramento: Um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
SOARES, Magda Becker. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Poços de Caldas, MG, 2003.
DIONISIO, Ângela Paiva, MACHADO, Anna Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais & ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
SCHOLZE, Lia, ROSING, Tania M. K. Teorias e práticas de letramento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281