REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DO LETRAMENTO: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Daiane Fernandes ALMEIDA, Denyse Mota SILVA

Resumo


A prática pedagógica no trabalho da leitura e escrita em sala de aula é um tema bastante discutido na educação básica durante o ensino da Língua Portuguesa. Assim este trabalho objetiva refletir sobre a importância da apropriação das práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II, ou seja, a importância das práticas de letramento no ensino de língua portuguesa no contexto escolar, especificamente dos alunos do sexto ano, do Colégio Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho de Araguatins-TO, sendo um recorte de um Projeto de Extensão: Oficina de letramento: Práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. A metodologia adotada é de natureza qualitativa pelos procedimentos de uma pesquisa de revisão bibliográfica e descritiva. Para tanto, fundamentando-se nas teorias de alguns autores renomados acerca do assunto, tais como: Kleiman (1995), Soares (2002, 1998), Rojo (2009), assim como os Parâmetros Nacionais Curriculares, Brasil (1998), apontando como deve ser o trabalho da leitura e escrita na sala de aula e a relação do professor enquanto mediador nesse processo. Percebeu-se uma defasagem das práticas de leitura e escrita durante as aulas. E ainda o desafio do professor como mediador e instrumento de mudança, adotando estratégias de um ensino significativo em relação à leitura e à escrita não fragmentada. Ademais, a participação dos pais, em conjunto com a escola e professores, sendo imprescindível na construção das competências comunicativas no âmbito da leitura e escrita no contexto escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, Elza Sabino da Silva, CARVALHO, Márcio Palácios. Gêneros e práticas de letramento nos anos finais do ensino fundamental: Uma análise do livro didático de português. INTERLETRAS, ISSN Nº 1807-1597. V. 5, Edição número 23, março/setembro, 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CERVO, Amado Luiz, BERVIAN, Pedro Alcino, SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo, 2007.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. v. 35 São Paulo, 1995.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas 2002.

KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?. Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2005-2010. Disponível em:

https://oportuguesdobrasil.fileswordpress.com. Acesso em 23/10/2019.

LIMA, Ana Maria Peixoto. Leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise sobre as práticas de letramento nas turmas de 6° ano. Monografia. Brasília/ DF, 2015.

ROJO, Roxane. Letramento Múltiplos, escola e inclusão social. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda Becker. Letramento: Um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOARES, Magda Becker. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Poços de Caldas, MG, 2003.

DIONISIO, Ângela Paiva, MACHADO, Anna Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais & ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

SCHOLZE, Lia, ROSING, Tania M. K. Teorias e práticas de letramento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281