A DIFICULDADE DO ENSINO APRENDIZADO NO EXERCÍCIO DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO TOCANTINS

Washington Luiz da SILVA

Resumo


Esta análise se propôs a discutir o assunto voltado ao ensinamento da química direcionado aos alunos em via de regra no processo educacional o qual estar definindo significados cada vez maiores, no que se dizem respeito aos conhecimentos químicos, reintegrando valores morais e éticos na formação do aluno, objetivando uma formação continua dos educandos e uma seriedade maior por parte de nossos educadores e educandos, para que possivelmente venham a extinguir os tantos problemas com relação ao aprendizado e a possível extinção dos tantos fracassos escolares. Inaceitável esquecer que o ser humano está em constante desenvolvimento e em todas as etapas independente do lugar que esteja, cada ser a seu tempo, passando por fases e desenvolvendo competências e habilidades em consenso com sua maturidade. Só crescemos quando compartilhamos nossas experiências. Todo aluno tem direito de estar na escola, permanecer nela e, de modo especial, direito a aprender. Pequenas e contínuas ações podem proporcionar esse grande salto qualitativo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, M. V. Cinco ensaios sobre motivação. Coimbra: Almedina, 1998.

ARRAHER, T. N. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.

CASTELLO, A.; MARCICO, C.. Glosario etimológico de términos usuales em la praxis docente. Buenos Aires. Mimeo. 1998.

CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias; CARRAHER, Terezinha Nunes. Na Vida Dez na Escola Zero. 3 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

CORREIA, C. E. F. Aprender com os erros. 2005. Disponível em:

www.unipinhal.edu.br/ojs/educacao/include/getdoc.php?id=141&article=35&mode=pdf Acesso em 2 de setembro de 2018.

DAUBEN J.W. e CANTOR, Georg: His Mathematics and Philosophy of the Infinite (Cambridge, Massachusetts. 1979.

FIORENTINI, D. e MIORIM. M. Â. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos no Ensino da química. Disponível em

http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C. Acesso em 2 de outubro de 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2000.

KOHAN, W. O. Infância, Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2003.

LUCKESI, C. Diretrizes Curriculares de Química Para As Séries Finais Do Ensino Fundamental E Para O Ensino Médio. Pr. 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia de trabalho cientifico. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281