A DICOTOMIA ENTRE O GRAFITE E A PICHAÇÃO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE O ORDENAMENTO JURÍDICO E SEUS REFLEXOS SOCIAIS

Helena Mendes da Silva LIMA, Bruno Mauricio Nunes LEAL

Resumo


O presente artigo tem como principal objetivo aprofundar em estudos teóricos sobre a dicotomia entre o grafite e a pichação, com o direcionamento no embasamento legal do ordenamento jurídico brasileiro e seus reflexos Sociais. A abordagem metodológica se faz de modo a entender os fatos numa perspectiva qualitativa. Nessa linha de raciocínio, a pesquisa em seu escopo buscou entender e expor alguns fatos ocorridos no decorrer dos últimos anos sobre a discriminação tanto por parte da sociedade como também pelas autoridades que compõem a máquina pública do país que hodiernamente violam princípios constitucionais por não entender a diversidade cultural do país e o real significado de cultura. Portanto, com o estudo da constituição da república de 1988, código penal e bibliografias referente ao assunto supracitado, busco salientar os motivos que levam essa segregação cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

CUNHA FILHO, FH. Teoria dos direitos culturais: fundamentos e finalidades. Edição 3 de julho de 2018.

DIÓGENES, Glória Maria dos Santos. A pichação e os signos urbanos juvenis: "metendo nomes" no ciberespaço. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da; BRAGA, Sérgio; PENTEADO, Cláudio. (Orgs.). Cultura, política e ativismo nas redes digitais. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014, p. 321-342.

FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de direito ambiental. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

HONORATO, Geraldo. GRAFITE: DA MARGINALIDADE ÀS GALERIAS DE

ARTE. Dia a dia educação. Disponivel em

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1390-8.pdf. Acesso em 20/05/2020.

PAIVA PAULO, Paula. Justiça de SP condena Doria e a Prefeitura por remoção de grafites na 23 de Maio. G1 SP. Dsponivel em https://g1.globo.com/sp/saopaulo/noticia/2019/02/26/justica-de-sp-condena-doria-e-a-prefeitura-por-remocao-degrafites-na-23-de-maio.ghtml. Acesso em 31/06/2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281