O USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Larissa Pereira dos SANTOS, Mayara de Sousa LIMA, Leandro Silva da CONCEIÇÃO

Resumo


Introdução: O preenchimento facial com ácido hialurônico é um procedimento pouco invasivo que vem se destacando positivamente ao longo dos anos. Por conta da grande demanda por opções não cirúrgicas, surgiram na harmonização orofacial, técnicas referentes ao uso de preenchedores dérmicos, que são capazes de proporcionar aumento de volume, equilíbrio simétrico e restauração dos contornos faciais. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso do ácido hialurônico como preenchedor na harmonização orofacial dentro das extensões odontológicas. Método: Tratou-se de um estudo exploratório e analítico. A construção da revisão foi feita através de um levantamento utilizando artigos científicos e monografias, selecionadas a partir das fontes: Google Acadêmico e Scielo. Resultados: Foram analisados os artigos mais relevantes, a fim de se obter uma melhor execução do trabalho, desenvolvendo informações quanto à literatura a respeito deste tema. Conclusão: É notável que o uso do ácido hialurônico injetável vem crescendo a cada dia, e conquistando lugar de destaque na prevenção do envelhecimento orofacial, melhorando assim o bem estar físico, mental, e social do paciente.

Texto completo:

PDF

Referências


Maia IEF, Salve JO. O uso do ácido hialurônico na harmonização facial: uma breve revisão. BJSCR. 2018;23(2):135-9.

Rechine BRA, Tropieri N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. Rev Cientific Intern. 2012;20(1):107.

Crocco EI, Alves RO, Alessi C. Eventos adversos do ácido hialurônico injetável - Surg Cosmet Dermatol 2012;4(3):259-63.

Santoni MTS. Uso de ácido hialurônico injetável na estética facial: uma revisão da literatura.Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2018.

Cruz ASLO. Harmonização orofacial com ácido hialurônico: vantagens e limitações. [Trabalho de conclusão de curso] - Governador Mangabeira: Faculdade Maria Milza; 2018.

Garbin AJI, Wakayama B, Saliba TA, Garbin CAS. Harmonização orofacial e suas implicações na odontologia. BJSCR. 2019;27(2):116-22.

Freitas RZ, Costa CP, Pinho S. Estética Facial. In: Macedo MCS, Filho RB. Jubileu de Ouro do CIOSP. São Paulo: Artes Médicas; 2007. p.148.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281