Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Journal of Orofacial Investigation?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Journal of Orofacial Investigation

Diretrizes para autores

Normas

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. A revista Journal of Orofacial Investigation (JOFI) reserva-se todo o direito autoral dos trabalhos publicados, inclusive tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição com a devida citação da fonte.

As informações contidas nos trabalhos enviados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião dos Editores da revista JOFI.

Junto com o trabalho, é obrigatório enviar (como documentos suplementares) a Carta de Submissão e o Certificado do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (se o trabalho for do tipo de pesquisa em animais ou humanos), assim como, é necessário aceitar no site da JOFI no momento do envio do artigo, os Termos de Responsabilidade, de Transferência de Direitos Autorais e de Conflito de Interesse. 

Quando o artigo for do tipo relato de caso clínico com identificação do paciente, é obrigatório o envio do Termo de Consentimento do Paciente, assinado pelo paciente (escanear e enviar para a JOFI).

1.       Apresentação

O texto, incluindo resumo, abstract, tabelas, figuras e referências, deve estar digitado no formato Word para Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo, margens laterais de 3 cm, margens superior e inferior com 2,5 cm.

2.       Página de identificação

Todos os artigos devem conter a página de identificação (a primeira página do artigo) com as seguintes informações:

títulos em português ou espanhol ( de acordo com o idioma do manuscrito) e em inglês;

nomes dos autores (sem abreviatura) na ordem a ser publicado, seguido das instituições que são afiliados;

- endereço profissional completo do autor correspondente, incluindo telefone e e-mail.

3.       Estrutura

3.1. ARTIGO ORIGINAL DE PESQUISA: Resumo/Abstract, Palavras-chave/Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão (pode estar ou não associado com a seção Resultados), Conclusão, Agradecimentos, Referências.

3.2. REVISÃO DE LITERATURA: Resumo/Abstract, Palavras-chave/Keywords, Introdução, Material e Métodos, Revisão da literatura, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências.

3.3. RELATO(S) DE CASO(S) CLÍNICO(S): Resumo/Abstract, Palavras-chave/Keywords, Introdução, Descrição do(s) caso(s) clínico(s), Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências.

4.    Especificações de cada seção

- Resumo/Abstract

O resumo e o abstract (resumo em inglês) devem preceder o texto e serem escritos na forma de texto estruturado (informação organizada em seções e identificada por divisões do texto em negrito) com o máximo de 250 palavras cada. Deve ser conciso e objetivo, ressaltando a proposição, metodologia, resultados e conclusão do trabalho. Nenhuma abreviação ou referência (citação de autores) deve estar presente.

- Palavras-chave/Keywords

Indicar de 3 a 6 termos, identificando o conteúdo do artigo, e mencioná-los logo após o resumo e o abstract. Para a seleção das Palavras-chave/Keywords, os autores devem consultar os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br/). Deve-se utilizar ponto e vírgula para separar os termos, que devem ter apenas a primeira letra da primeira palavra em letra maiúscula.

- Introdução

No caso de artigo original de pesquisa, na introdução deve ser explicado precisamente o problema e justificação do trabalho proposto, utilizando literatura pertinente. No final da introdução, estabelecer a proposição/objetivo do estudo.

No caso de revisão de literatura e relato de caso clínico, na introdução deve ser explicado resumidamente o problema, citando somente referências relevantes e, no final, estabelecer a proposição do artigo.

- Material e método

Apresentar os materiais e a metodologia utilizada com detalhes suficientes para permitir a confirmação dos achados e possibilitar a reprodução. Incluir cidade, estado e país de todos os fabricantes, depois da primeira citação dos produtos, instrumentos, reagentes ou equipamentos. Metodologias já publicadas devem ser referenciadas. No final da seção, descrever os métodos estatísticos utilizados.

- Revisão de literatura

O texto deve apresentar uma revisão de literatura discutida, abrangendo a importância e os principais achados do tema.

- Descrição de caso clínico

Relatar o(s) caso(s) clínico(s), destacando o problema, os tratamentos disponíveis e o tratamento selecionado/proposto.  Descrever detalhadamente o tratamento, o período de acompanhamento e os resultados obtidos.

- Resultados

Os resultados devem ser apresentados seguindo a sequência da seção Material e método. Podem ser utilizadas tabelas e figuras. A tabela deve complementar e não repetir informações apresentadas no texto do artigo.

- Discussão

No caso de artigo original de pesquisa, discutir os resultados em relação à proposição e à literatura (relacionando com outros estudos, explicando os resultados diferentes). Destacar os achados do trabalho e não repetir informações citadas na introdução ou nos resultados. Relatar as limitações do estudo e sugerir estudos futuros. Essa seção pode estar associada à seção Resultados, em uma seção nomeada Resultados e Discussão.

No caso de revisão de literatura, deverão ser realçadas as informações novas e originais obtidas na investigação, comparado ao que foi achado na literatura e explicando as diferenças que ocorrerem. Explique os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como suas limitações e faça recomendações decorrentes. 

No caso de relato de caso clínico, comentar as vantagens e desvantagens do tratamento selecionado, discutir os resultados obtidos, etc. 

- Conclusão

As conclusões devem ser coerentes com a proposição, não repetindo simplesmente os resultados. Podem ser apresentadas em forma de tópicos.

- Agradecimentos

Agradeça às pessoas que tenham contribuído significativamente para o estudo e os auxílios financeiros, citando o nome da organização de apoio de fomento e o número do processo.

- Referências

A exatidão das referências bibliográficas é de responsabilidade única e exclusiva dos autores.

A apresentação das referências bibliográficas deve seguir a normatização do estilo Vancouver, conforme orientações fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors (www.icmje.org) no “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o “List of Journals Indexed in Index Medicus” (www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html) e impressos sem negrito, itálico ou grifo/sublinhado.

As referências devem ser numeradas em ordem de entrada no texto pelos sobrenomes dos autores, que devem ser seguidos pelos seus prenomes abreviados, sem ponto ou vírgula. A vírgula só deve ser usada entre os nomes dos diferentes autores. Incluir ano, volume, número (fascículo) e páginas do artigo logo após o título do periódico.

Nas publicações com até seis autores, citam-se todos. Nas publicações com sete ou mais autores, citam-se os seis primeiros e, em seguida, a expressão latina et al.

Deve-se evitar a citação de comunicações pessoais, resumos, trabalhos em andamento e os não publicados; caso seja estritamente necessária sua citação, as informações não devem ser incluídas na lista de referências, mas citadas em notas de rodapé na página onde foi citado.

É, também, desejável que se evite a utilização de livros, priorizando os periódicos (artigos científicos) como referência.

Exemplos:

Livro:

Bloor D, Brook RJ, Flemings M, Mahajan S, editors. The encyclopedia of advanced materials. 1st ed. Cambridge: Pergamon; 1994.            

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

Capítulo de livro: 

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.    

Artigo de periódico: 

Tiago CM, Gurgel JA. Expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente: revisão sistemática sobre as alterações dentária, esqueléticas e a estabilidade. OrtodontiaSPO. 2011;44(1):13-21.

Ribeiro ALR, Vaz LG, Araujo RP, Sartori R. Dureza e caracterização do Ti cp quando submetido a tratamentos térmicos e à ação de fluoreto de sódio. Rev Odontol UNESP. 2005;34(2):73-8.

Castro-Silva II, Zambuzzi WF, de Oliveira Castro L, Granjeiro JM. Periosteal-derived cells for bone bioengineering: a promising candidate. Clin Oral Implants Res. 2012;23(10):1238-42.

5.   Citações de referências bibliográficas texto

A citação dos autores no texto pode ser feita de duas formas:

– Numérica

Exemplo:

O titânio é amplamente utilizado nas aplicações odontológicas por apresentar características favoráveis como biocompatibilidade, alta resistência mecânica, à fadiga e à corrosão1,5-9. (ordem numérica)

As referências devem ser citadas de forma sobrescrita e em ordem ascendente.

– Alfanumérica

• um autor: Batista4(2006)

• dois autores: separados por vírgula - Fernandes, Martins 13(2006)

• três autores ou mais de três autores: o primeiro autor seguido da expressão et al. -Ribeiro et al.2(2004).

Exemplo:

As técnicas de análise utilizadas nos estudos abordados não demonstraram ter tido influência sobre os resultados obtidos, segundo Ribeiro et al.2(2005) e Castro-Silva et al.5(2008).

Ribeiro et al.2(2005), Fernandes, Martins13(2009) e Ferreira et al.18(2011) avaliaram […]

6.   Abreviaturas, siglas e unidades de medida

As abreviaturas e siglas devem aparecer primeiramente entre parênteses logo após o termo por extenso para então, serem utilizadas no decorrer do texto.

Para unidades de medida, utilizar as unidades legais do Sistema Internacional de Medidas.

7.   Tabelas

 Devem constar sob a denominação “Tabela” e serem numeradas em algarismos arábicos. Devem ser autoexplicativas e, obrigatoriamente, citadas no corpo do texto na ordem de sua numeração.

 A legenda deve acompanhar a tabela e ser posicionada acima dela.

 Sinais ou siglas apresentados devem estar traduzidos em nota colocada abaixo do corpo da tabela ou em sua legenda.

 

8.   Figuras/Imagens/Gráficos/Quadros

Figuras, imagens, gráficos ou quadros devem constar sob a denominação “Figura” e serem numeradas com algarismos arábicos. As figuras devem ser submetidas nos formatos *jpeg ou *tiff em arquivos separados. Devem possuir boa qualidade técnica e artística, utilizando o recurso de resolução máxima do programa de computador, equipamento ou câmera fotográfica, com resolução mínima de 300 dpi e largura mínima de 10 cm .

Devem, obrigatoriamente, ser citadas no corpo do texto na ordem de sua numeração.

As legendas devem estar incluídas no fim do documento principal, imediatamente após as Referências bibliográficas. Sinais ou siglas devem estar traduzidos em sua legenda.

As grandezas demonstradas na forma de barra, setor, curva ou outra forma gráfica devem vir acompanhadas dos respectivos valores numéricos para permitir sua reprodução com precisão.

Na apresentação de figuras e texto, deve-se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes. O paciente não poderá ser identificado ou estar reconhecível em fotografias, a menos que expresse por escrito o seu consentimento, o qual deve acompanhar o trabalho enviado.

 

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores do artigo submetido para análise e publicação na revista Journal of Orofacial Investigation transferem para o JOFI os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão de exclusiva propriedade do JOFI, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida, por escrito, junto à Comissão Editorial da JOFI. Os autores certificam que o artigo é um trabalho original, e que seu conteúdo não está sendo considerado para publicação em outras revistas, seja no formato impresso ou eletrônico, reservando-se seus direitos autorais para a JOFI. A versão final do trabalho foi lida e aprovada por todos os autores. Os autores certificam que participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo seu conteúdo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.