Motivação do capital humano - decisivo no sucesso do atendimento: uma revisão bibliográfica

Élder Narciso Narciso Feltrim, Alinne Lourenço Cunha Vieira, Estefany dos Santos Ortega, Gesiane da Costa Brito, Milene Tiburcio Narenti Ferradoza, Sthepany Fragoso Borges

Resumo


A motivação do capital humano é fundamental para o sucesso das organizações terciárias. Desde a revolução industrial se estuda o comportamento humano em atendimento, tornando um desafio a inovação nessa área. Há estudos descrevendo o processo e as ferramentas motivacionais, justificando assim a necessidade de um maior aprofundamento na área. O objetivo desse estudo é mostrar a importância da motivação do capital humano e a influência que a mesma possui quando utilizada como ferramenta de auxilio à gestão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, realizada na base de dados virtual Scielo e Pubmed. As palavras-chave utilizadas: “Saúde, atendimento e motivação”. Analisando os dados, foi possível constatar que alguns autores associam motivação, com as necessidades de satisfação do ser humano e colocam tais necessidades em camadas que devem ser preenchida, outro considera que o contexto da ocupação e do ambiente de trabalho define como será a reação das pessoas. São ferramentas importantes no auxilio motivacional: a influência da liderança, onde o líder presente possui o papel de guiar e entusiasmar os liderados ao que deve ser feito, animando-os e tento em vista uma finalidade única; bom clima organizacional. Diante da pesquisa realizada, conclui-se que a relação entre líder e colaborador deve ser como um espelho. Trabalhar as necessidades individuais onde o líder conhece as expectativas individuais é determinante na motivação do capital humano de uma organização. 


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