O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM ARAGUATINS-TOCANTINS

Cidileia Firmino de SOUZA, Quitéria Costa de ALCANTARA

Resumo


É notória a importância das tecnologias para o desenvolvimento de diversos setores econômicos e sociais. Com isso, a educação formal precisa rever suas práticas para proporcionar modernos recursos didáticos no cotidiano das escolas em prol da qualidade do ensino-aprendizagem e atendimento às exigências do mundo do trabalho. A proposta desta pesquisa é analisar como os docentes das escolas de ensino médio da cidade de Araguatins Tocantins, têm utilizado as tecnologias em suas práticas pedagógicas e quais foram as principais dificuldades ao usá-las. Para isso, buscou-se fundamentação teórica nas seguintes obras: Perrenoud (2000, 2002), Palú; Schutz; Mayer, (2020), Libâneo (2014), dentre outros. A partir das respostas coletadas através de questionário misto foi possível perceber que há docentes fazendo uso de recursos tecnológicos ao ministrarem suas aulas, utilizando-se de computadores com acesso à internet e Datashow, além de outras ferramentas, dependendo da infraestrutura que cada uma oferece. Todavia, notou-se que apesar da presença da tecnologia no dia-a-dia de professores e alunos, ambos encontram dificuldades em utilizar tais recursos. Diante disso, espera-se através destes resultados, despertar as instituições e seus pares a refletirem sobre a necessidade de implementação para suprir as mudanças que estão ocorrendo em grande velocidade nesta era tecnológica e que além de mão-de-obra qualificada constituem-se como ambiente de formação de cidadãos.

Palavras-chave: Tecnologias educacionais. Práticas pedagógicas. Aulas remotas.


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