A SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DOS INDÍGENAS KARAJÁ-XAMBIOÁ: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é propor um estudo sobre a situação sociolinguística do Povo Karajá-Xambioá com uma contribuição para educação escolar indígena. Os Karajá-Xambioá são classificados, segundo Rodrigues (1986), como pertencentes ao tronco linguístico Macro-Jê, e à
família linguística Karajá, é falante do inỹ rỹbè (língua karajá), estão localizados na margem direita do Rio Araguaia no município tocantinense de Santa Fé do Araguaia. A descrição da situação sociolinguística do povo Karajá-Xambioá é feita considerando seus aspectos linguísticos, históricos e culturais, tendo como fonte de pesquisa um questionário proposto que evidencia a situação sociolinguística dos mesmos. Assim apresentaremos a descrição e análise dos dados sobre a atitude e o conhecimento do povo e a relação entre a língua materna e o português, esclarecendo quando, como, onde e por que esses falantes usam a língua indígena ou a portuguesa. Este tem uma abordagem teórica baseada em autores como: ALBURQUERQUE (2013); ALMEIDA (2011); COSTA (2012), etc. A proposta metodológica adotada na pesquisa ancora-se numa abordagem auto etnográfica, com aplicação de questionário, e é também qualitativa através de estudos bibliográficos e outros documentos produzidos a partir de programas e ações voltadas para a educação escolar indígena. Os resultados demostram que o povo Xambioá vem sofrendo uma perda de sua língua materna, apresentando resultados preocupantes em determinadas faixas etárias.
Palavras-chave: Sociolinguística. Educação Indígena. Povo Karajá-Xambioá.
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PDFReferências
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