CONTRIBUIÇÕES DOS ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS E CULTURAIS DO POVO KARAJÁ-XAMBIOÁ PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Edvan GUARANY SILVA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Este artigo enfoca os aldeamentos do povo Inỹ, em especial ao povo Karajá – Xambioá indígena brasileiro, e tem como objetivo descrever e discutir a construção da identidade cultural e social desse povo. O foco central de análise é o processo histórico e cultural deste povo, que inclui todos os modos de vida de hoje que permeia a sociedade circundante das cidades vizinhas e toda a sociedade não indígena. Os registros foram coletados dentro da perspectiva etnográfica (ERCKSON, 1989), a partir da elaboração de diários de campo e entrevistas. A análise os transformou em dados que visaram a suas confirmações ou contestações. Inicialmente é apresentado a História de contato dos Karajá-Xambioá, bem como as outras culturas envolvidas no contexto social desse povo, e como a construção da identidade se redesenha dentro de um contexto global. Em seguida a Educação Escolar Indígena é entendida a partir de uma análise da construção dos projetos educacionais. A aula de língua indígena é caracterizada em termos de abordagem de ensino. No decorrer da análise, alguns conceitos básicos como: educação bilíngue, identidade e cultura também foram discutidos. O ponto central da dissertação é a discussão do Processo Histórico e Cultural do Povo Karajá-Xambioá. Como expectativa, este trabalho almeja provocar o aprofundamento de novas questões em foco, buscando preencher uma lacuna existente em termos de diagnósticos precisos que sirvam de base teórica para viabilizar planejamentos coerentes com a realidade cultural e os anseios, neste caso, dos KarajáXambioá.

Palavras-chave: Cultura. Educação. Identidade.


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Referências


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