OS SUBSTANTIVOS EM AKWẼ MRMẼZE: UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA NA PERSPECTIVA DA IDENTIDADE XERENTE
Resumo
Este aertigoi apresenta um estudo sobre os substantivos em Xerente (Akwẽ Mrmẽze), abordando uma proposta léxicográfica numa perspectiva da identidade Xerente. Assim, teve como objetivo geral de relacionar e analisar os substantivos em Xerente (Akwẽ Mrmẽze), com a finalidade de contribuir com a educação escolar indígena, como material didático para professores das escolas akwẽ. A problemática de pesquisa visa a compreender as contribuições que os estudos linguísticos podem agregar à língua Akwẽ, especificamente quanto ao uso dos substantivos, além da investigação e documentação da língua Xerente e sua tradução para língua portuguesa. No que refere à metodologia, apresenta uma pesquisa etnográfica, com revisão bibliográfica, em que houve a descrição dos substantivos simples e compostos, bem como o seu processo de construção, com base em autores como Nimuendaju (1942), Guimarães (2002), Braggio (2015), Sousa Filho (2007) e Albuquerque (2013). Os resultados obtidos apresentam exemplos em língua materna de situações especificas da língua akwẽ: os nomes simples e compostos, bem como os nomes xerente de acordo com os clãs (divisão social do povo).
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Povo Xerente. Substantivos simples e compostos.
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges, ALMEIDA, Severina Alves (org.) Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural. Goiânia, ed. América, 2012.
_________. Índios do Tocantins: aspectos históricos e culturais”. In: SILVA, Norma Lucia da; VIEIRA, Martha Victor. (Org.). Ensino de história e formação continuada: teorias, metodologias e práticas? Goiânia: Ed. da PUC Goiás, pp. 135- 158, 2013.
_________. Cadernos de Educação Escolar Indígena – Aspectos do Processo de Educação Escolar Bilíngue dos Apinayé. UNEMAT. v.6, n.1, 2008.
________. Contato dos Apinayé de Riachinho e Bonito com o Português: Aspectos da Situação Sociolinguística. Dissertação de Mestrado em Letras e Linguística. Goiânia, UFG, 1999.
ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. 43. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
ALMEIDA, Severina Alves de; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; PINHO, Maria José de. Transdisciplinaridade e educação intercultural: a formação do professor indígena Apinayé em perspectiva. Repositório do Lali/UFT, Araguaína/TO, 2014. Disponível em: http://www.uft.edu.br/lali/uploads. Acesso em 02ago2018
ALVES, P. M. O Léxico do Tupari. Araraquara, 2004. 286f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. AZANHA, Gilberto; LADEIRA, Maria Elisa. Estudo de Impacto Ambiental Hidrelétrica do Lageado: componente indígena sobre os Xerente. São Paulo : Themag Eng, 1996
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281