ANÁLISE DO CONFLITO ENTRE SOLIDARIEDADE FAMILIAR E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PRESENTE NOS CASOS DE BEBÊ MEDICAMENTO
Resumo
A presente pesquisa tem por tema a análise do conflito entre a solidariedade familiar e a dignidade da pessoa humana presente nos casos de bebê medicamento que se justifica em razão de sua relevância social, pois não existe lei específica no ordenamento jurídico. Assim como demonstra a sua importância para a sociedade e âmbito jurídico em virtude que a utilização da técnica bebê medicamento pode ser essencial para a cura de várias doenças graves, sendo um método capaz de salvar vidas. O objetivo geral do presente estudo é analisar o conflito entre a solidariedade familiar e a dignidade da pessoa humana presente nos casos de bebê medicamento. Para tanto, é necessário compreender a técnica de reprodução assistida conhecida como bebê medicamento e apresentar as bases principiológicas do bebê medicamento e o amparo da Resolução nº 2.294/2021 do Conselho Federal de Medicina e discorrer sobre casos notórios de famílias que geraram um filho para salvar outro acometido de doença grave; conceituar princípio e demonstrar conflitos de interesses entre o princípio da Solidariedade familiar e da dignidade da Pessoa humana e, por fim, elucidar o princípio da proporcionalidade e a técnica da ponderação como forma de solução destes conflitos. Assim, por meio do método exploratório, bibliográfico e o método hipotético-dedutivo, partindo-se da utilização do princípio da proporcionalidade para a solução do conflito entre princípios é possível verificar que é possível conciliar os interesses conflitantes nos casos de bebê medicamento.
Palavras-Chave: Bebê medicamento. Colisão. Dignidade humana. Solidariedade familiar. Proporcionalidade.
Texto completo:
PDFReferências
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. São Paulo: Malheiros, 1999, p. 629.
BARROSO, Luís Roberto. Fundamentos Teóricos e Filosóficos do Novo Direito Constitucional Brasileiro (Pós-modernidade, teoria crítica e pós-positivismo). IN BARROSO, Luís Roberto. Org. A nova interpretação constitucional: ponderação, direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Malheiros, 1997, p. 279.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. 2. tir. São Paulo: Malheiros, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996. Disponível em
Acesso em: 15 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Brasília, DF.
BRASIL. Superior Tribunal Federal. Arguição de descumprimento de preceito fundamental n. 54-DF. Relator Ministro Marco Aurélio, Brasília, DF, 12 abr. 2012.
BRASIL. Superior Tribunal Federal. Habeas Corpus n.º 82.424-RS. Relator Moreira Alves, Brasília, DF, 17 set. 2003.
CARDIN, Valéria Silva Galdino; GUERRA, Marcela Gorete Rosa Maia. Do Diagnóstico Genético Pré-Implantacional para a Seleção de Embriões com Fins Terapêuticos: Uma Análise do Bebê-Medicamento. RFD-Revista da Faculdade de Direito da UERJ, n. 35,
p. 60-77, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281