A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Maria Aparecida da Silva MAREIRO, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso das tecnologias digitais na educação infantil em tempos de pandemia, suas implicações e desafios no processo de ensino aprendizagem. A pandemia provocada pelo vírus da Covid-19 trouxe muitos desafios para o âmbito escolar, provocando uma necessidade de adaptação em todos os segmentos da educação, inclusive da educação infantil. A problemática dessa pesquisa concentra-se na seguinte pergunta: Como as tecnologias digitais podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação infantil? A metodologia do trabalho é uma pesquisa descritiva, qualitativa de base bibliográfica, embasados nos teóricos: Francisco e Anjos (2021), Ribeiro e Clímaco (2020); Sousa et al. (2020), entre outros. A educação infantil constitui a fase mais importante da vida do educando, contribuindo para o desenvolvimento integral do discente. Mesmo com a situação de emergência da pandemia da Covid-19, a educação teve a possibilidade de continuidade de suas atividades educacionais, com adaptações dos planejamentos, métodos e as aulas, por meio de aulas remotas e híbridas mediadas pelas tecnologias.

Palavras-chave: Educação Infantil. Tecnologias Digitais. Ensino Remoto e Hibrido. Pandemia.


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