ÉTICA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O PROFESSOR EM PERSPECTIVA
Resumo
Atualmente vivenciamos uma conjuntura social marcada pela hegemonia da globalização, quando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) ditam as regras, criam paradigmas e promovem conexões, lançando todos a um patamar de incertezas e complexidade. No cerne desse panorama encontram-se os sistemas educativos e seus agentes, os quais precisam de criar mecanismos que favoreçam a emergência de uma sociedade axiológica, onde o individualismo, aspecto recorrente da modernidade, ceda lugar ao altruísmo, estabelecendo redes e teias de convivência fraterna. É nesse cenário que desenvolvemos a pesquisa que ora apresentamos, que fez um estudo sobre ética e educação, cujo objetivo geral foi identificar na prática docente aspectos que favoreçam o comportamento ético do professor. O intuito é avaliar a ética como dimensão da prática docente do professor universitário e sua aplicabilidade no âmbito educacional. A partir do tripé “pesquisa qualitativa, teórica e bibliográfica”, analisamos a ação docente e seus desdobramentos éticos, pautados num referencial teórico sólido e consistente. Para os conceitos de ética destacamos os estudos de Valls (1994) e Chauí (2009); sobre ética na docência Ahlert (2006), Freire (2007), Rios (2009); acerca da docência universitária na educação superior, Veiga (2006). Anastasiou e Pimenta (2002) e Tartif (2000). Os resultados permitem afirmar que a ética é um construto social que perpassa a ação dos professores e é indissociável da prática docente no âmbito do ensino superior. Afinal, ser professor, na acepção da palavra, é ser ético. Sem esse comprometimento a finalidade última da educação, que é formar o indivíduo não apenas para executar tarefas, mas para a vida, não se efetiva. Afinal, ética, educação e os profissionais que a executa são conexões que não devem perder o elo.
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JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281